×
Loading ...

A história da TV de tela plana

Enquanto muitos consideram a TV de tela plana como uma nova tecnologia, isso é apenas uma meia verdade. Na realidade, as televisões de tela plana existem muito antes da definição HD e dos discos Blu-ray que as tornaram famosas.

A TV de tela plana já existe há algum tempo (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

História

O primeiro protótipo da TV de tela plana foi inventado em julho de 1964. A invenção se tornaria pública mais tarde no mesmo ano.

Loading...

Inventores

A TV de tela plana foi co-inventada pelos professores da Universidade de Illinois, Donald Bitzer e Gene Slottow. Os dois homens foram ajudados pelo estudante de graduação Robert Wilson.

Tipo

A TV de tela plana que os homens inventaram exibiam apenas uma cor e usava uma tecnologia similar às TVs modernas de plasma. Sendo assim, pode-se dizer que a televisão de plasma foi o primeiro tipo de TV de tela plana disponível. Contudo, a resolução era muito pobre para os padrões modernos.

Tecnologia

O design de Bitzer e Slottow funcionou ao selar o gás inerte entre dois painéis de vidro. O interior do painel virado para o lado superior externo foi coberto com fósforo. Passar eletricidade através do gás pode incitar o fósforo de uma maneira controlada para produzir imagens.

Usos

As primeiras TVs de tela plana oferecidas possuíam poucos usos práticos. Seus visores eram monocromáticos e eram extremamente caros de produzir. Sua função principal era servir como conceito de dispositivos para usos futuros.

Dias modernos

Usando a tecnologia pioneira da TV de tela plana feita por Bitzer e Slottow, um engenheiro da Panasonic chamado Larry Weber inventou a versão atual da TV de plasma. Essa televisão é colorida, muito fina e leve. A Panasonic começou a vender a TV em 1997.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...