×
Loading ...

Como os holofotes funcionam?

Holofotes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Visão geral

Nós dependemos de aparelhos eletrônicos para sobreviver a cada dia. Uma das tecnologias mais subestimadas que temos é a iluminação artificial. Dentre essas tecnologias, existe uma invenção de porte industrial chamada de holofote. Alguns holofotes possuem faces do tamanho de carros pequenos e têm a capacidade de utilizar quantidades massivas de energia, enquanto iluminam grandes áreas.

Loading...

Design básico e uso

Embora um holofote pareça com uma lanterna gigante e sua utilização seja similar, existe uma grande diferença entre os dois. Primeiramente, ao invés de uma lâmpada pequena, os holofotes empregam grandes lâmpadas de alta intensidade. Essas lâmpadas também são projetadas para aguentar o uso contínuo por longos períodos de tempo. Geradores externos alimentam alguns holofotes, enquanto alguns modelos de ponta utilizam fontes de energia integradas que podem durar horas. Isso é importante, principalmente, se alguém for utilizar o holofote para operações de buscas e resgates.

Por outro lado, os holofotes utilizados em estádios, são ligado a uma tomada, assim como lâmpadas caseiras. A conta de luz de uma hora de uso de um holofote pode comparar-se com a de um ano de uso de lâmpadas caseiras (é claro que a milhagem pode variar, dependendo da tomada).

Transporte

Por serem muito grandes, os holofotes não podem ser facilmente transportados por uma única pessoa. Isso é, classicamente, ilustrado em cenas de filmes policiais, onde um holofote é instalado na parte traseira de caminhonetes plataformas especiais, projetadas unicamente para o transporte dessas enormes lâmpadas. No entanto, nem todo holofote é tão grande quanto vemos nos filmes. Por exemplo, teatros e sets de filmagens utilizam lâmpadas que são muito mais compactas. Embora significantemente menores do que seus primos de plataformas, os holofotes de sets de filmagem ainda são consideravelmente maiores do que as lâmpadas caseiras comuns.

Outros usos e funções

Os holofotes são mais utilizados em estádios e em propagandas, por exemplo. Como mencionado antes, essas lâmpadas também são encontradas, frequentemente, em sets de filmagem e palcos de teatro, mas também podem ser encontradas em marges de lagos ou em praias.

Talvez, a imagem mais popular que venha à cabeça de alguém ao pensar em holofotes seja aqueles colocados em cima dos muros das prisões. Usados em buscas, os holofotes também auxiliam equipes de resgate, assim como na aplicação da lei local, quando há a necessidade de examinar uma área grande o mais rápido possível. Esses são apenas alguns exemplos, e as maneiras como um holofote pode ser utilizado são tão variadas quanto as situações nas quais a iluminação é necessária.

Loading...
Loading ...
Loading ...