×
Loading ...

Ideias para armazenar feno no celeiro

Quando os fazendeiros optam por desidratar o feno no celeiro ao invés de deixar desidratar em um ambiente aberto, eles estão querendo proporcionar uma ração mais nutritiva. Colocar o feno no celeiro e canalizar ar quente é mais eficiente e o torna disponível para os animais mais rapidamente. Por sua vez, isso anula a possibilidade de decomposição. No entanto, a ideia de um celeiro adequado depende de várias ideias relacionadas ao funcionamento da fazenda.

O feno armazenado no celeiro concentra mais nutrientes e tem uma aparência melhor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tamanho

A dimensão do celeiro deve depender do tamanho da operação. Isso porque quanto maior a fazenda, maior o espaço para armazenar e maiores serão os veículos para realizar o carregamento. Por isso, não só o tamanho total do celeiro será levado em conta, mas as entradas para reboques e carroças devem ser abertas com folgas na altura e no radial de volta. Claro que os fazendeiros conseguiriam desviar a lateral do celeiro grande ao contrário de um celeiro menor.

Loading...

Localização

A disposição da fazenda é uma consideração primordial sempre que for traçar a localização ideal para o celeiro. Com as dimensões necessárias estabelecidas, a localização da estrutura deve levar em consideração a estrada e a servidão. A orientação do celeiro deve também considerar as vias públicas e privadas. Além disso, as condições dos ventos também podem interferir na escolha da localização, visto que o proprietário pode usar a estrutura como uma barreira para os animais da fazenda. Por último, o fazendeiro deve cuidar para verificar se os padrões de drenagem de uma dada localidade escoarão do local.

Projeto

Uma ventilação ampla é fundamental para um celeiro de feno. A combustão fácil e rápida do material não dá opção ao fazendeiro além de certificar que a saliência e a ventilação da beirada -- cerca de 15 cm -- manterá tanto o celeiro fresco suficiente quanto a atividade dos micro-organismos reduzida. Também seria ideal criar um projeto que permita as carroças e reboques a terem um fácil acesso aos fardos. Assim como passadiços e escadas que dessem acesso aos palheiros. Os funcionários devem conseguir deslocar os fardos, mantendo-os adequadamente organizados e separados.

Uso alternativo

Devido ao feno ser uma atividade sazonal, o futuro construtor do celeiro deve ser esperto o suficiente para pensar como a estrutura será utilizada ao longo do ano. Se o alojamento para gados for uma opção, é preciso colocar cocho e comedor. Da mesma forma, veículos e equipamentos de armazenamento requerem um espaço generoso para serem alocados. Como os fazendeiros precisam de espaço para consertar conexões e tratores, o celeiro também pode configurar como uma oficina. O plano satisfatório do projeto refletirá nesses usos secundários.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...