×
Loading ...

Ideias de cenas para uma aula de teatro

O teatro, assim como qualquer outra forma de arte, requer treinamento prático e experiência. Um aluno de teatro que deseje progredir como ator deve selecionar, ensaiar e interpretar cenas em algum momento da aula. Esse é o ponto crítico no qual teoria e exercícios são aplicados para produzir o que deve ser uma obra de arte viva, embora modesta. Encontrar cenas eficazes para esse propósito pode ser um desafio.

Escolher a cena correta é o primeiro passo para fazer uma boa representação (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Combinações de personagens

A maioria das cenas de teatro em aula usa duas pessoas, exceto em situações nas quais houver um número ímpar de alunos. Geralmente, você trabalhará com outra pessoa. Isso é importante porque significa que as combinações potenciais de cena serão: homem/homem, mulher/mulher e homem/mulher. Saber quem o seu parceiro de cena será é o primeiro passo para escolher a cena correta para você.

Loading...

Homem/homem

Algumas peças ótimas com cenas dinâmicas entre homem e homem a considerar são: 1. "Longa Jornada Noite Adentro", por Eugene O'Neill. Essa peça teatral contêm algumas cenas dinâmicas muito fortes e emocionantes entre dois irmãos, Edmund e Jamie Tyrone. Ambos os irmãos também encenam com o personagem do pai, James Tyrone. 2. "Glengarry Glen Ross", por David Mamet. Há muitas possibilidades nessa peça, que tem um elenco só de homens. A primeira cena com Williamson e Levene possui uma grande tristeza oculta, e o diálogo rápido entre Moss e Aaronow no restaurante chinês é muito divertido.

Mulher/mulher

Se você fizer parte de uma dupla de mulheres, você deve considerar as seguintes peças: 1. "A Dúvida", por John Patrick Shanley. A ação nessa peça é dirigida pela Irmã Aloysius, freira e diretora de uma escola católica em Bronx, Estados Unidos. Aloysius interage com uma jovem freira, a Irmã James, no decorrer da peça. Há uma cena emocionante entre Irmã Aloysius e a mãe de um aluno essencial para o enredo da peça. 2. "Night, Mother" ("Boa noite, mãe" em tradução livre), por Marsha Norman. Nessa peça, escrita para duas mulheres, Jessie conta a sua mãe, Thelma, que decidiu se matar. As duas então trocam diálogos pelo resto da peça enquanto Jessie tenta explicar e justificar sua decisão e a mãe tenta desesperadamente dissuadi-la.

Homem/mulher

As duplas de homem e mulher podem optar por uma das peças seguintes: 1. "À Margem da Vida", por Tennessee Williams. Essa peça oferece uma variedade de interações entre personagens do sexo oposto. Um relacionamento severamente disfuncional entre mãe e filho é explorado nas cenas entre Tom e Amanda. Tom e sua irmã Laura interagem de uma maneira amorosa que mostra o caos de suas vidas em casa, e Laura possui uma cena encantadora e graciosa com Jim O'Connor, "o cavalheiro". 2. "Oleanna", por David Mamet. Essa peça tem apenas dois personagens. John é um professor de faculdade e Carol é sua aluna. No começo do Ato Um, Carol vai até John para falar sobre sua nota baixa. As interações mudam fundamentalmente à medida que a peça progride, deste modo, a cena do Ato Um será radicalmente diferente da cena do Ato Três para o público e para os atores.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...