Ideias para comemorar o Dia dos Avós em família

Amor verdadeiro

Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Não existem palavras mais doces do que vovô e vovó. Que o digam as crianças! E nossos idosos, que já se dedicaram tanto pela família ao longo da vida, merecem tudo o que há de melhor de retorno. É o momento em que as histórias se invertem: aqueles que tanto cuidaram de seus filhos, agora precisam ser cuidados também. E o dia dos avós é o momento para enchê-los de carinho e mostrar-lhes que ainda são importantes. Que tal programar algumas atividades especiais para fazer com esses familiares queridos?

Overview

Jardinagem

Mãos à obra

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Tirar o dia para netinhos e avós terem contato direto com a natureza é um programão e tanto. Todos irão curtir essa atividade. Para quem já passa seus dias dentro de casa, reservar alguns momentos para "brincar" com a terra e as plantas é algo relaxante e uma bela forma de comemoração. Providencie vasinhos, sementes, pás e luvas. As crianças vão adorar ouvir tudo o que os avós têm para contar. E o resultado da brincadeira irá enfeitar a casa.

Churrasco em família

Família ao redor da churrasqueira

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Organizar um churrasco para o Dia dos Avós é tudo! Esse é um dos pratos preferidos da maioria das pessoas e um bom motivo para reunir todas as gerações. Seja na casa do vovô ou dos pais, vai ser um momento de muita risada, recordações e histórias para contar. Enquanto a carne estiver assando, a família terá a chance de se reunir, conversar e viver momentos de alegria. Afinal, quem não gosta de um churrascão?

Brincadeiras antigas

Do tempo da vovó

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Na correria do dia a dia, muitas tradições se perdem. Mas os avós são do tempo em que se brincava de roda, esconde-esconde e amarelinha. Se não forem eles a perpetuar esses bons e velhos jogos, quem o fará? E as crianças de hoje, acostumadas com videogames e brinquedos eletrônicos, sempre acabam achando divertidas as brincadeiras simples que os avós "inventam". Fazer bolinhas de sabão com a vovó é o máximo! Nesse dia, é uma ótima pedida resgatar esses momentos. Com certeza, as crianças pedirão bis.

Aula no computador

Aprendendo com as novas gerações

NA/Photos.com/Getty Images

O tempo passou e os avós não acompanharam de perto tantas inovações tecnológicas em que os pequenos já são mestres. Eles dominam o mundo dos computadores, no qual já nasceram inseridos. Que tal nesse dia tirar um tempo para ensinar e mostrar todas as curiosidades dos computadores que para os avós parece algo inacessível? Vale navegar na internet em sites que lhes parecerão mágicos, jogar joguinhos tipo Paciência, ensiná-los a mexer no mouse e a ler as notícias de jornal. Os avós ficarão orgulhosos de como seus netinhos são espertos!

Culinária com a vovó

Delícias para o café da tarde

Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Vovó sempre tem receitas maravilhosas! Quando ela abre aquele caderno cheio de anotações, só saem delícias dali. E os netinhos adoram ir para a cozinha mexer na massa, fazer brigadeiros, como uma agradável brincadeira. No dia dos avós, uma boa pedida é preparar o lanche da tarde juntos. Afinal, quem não lembra dos biscoitinhos que só a vovó sabe fazer. A criançada irá adorar misturar os ingredientes e depois provar juntos o resultado desse trabalho conjunto. Enquanto mamãe e papai trabalham, netos e avós se divertem.

Pescaria com três gerações

Que peixão!

Maria Teijeiro/Digital Vision/Getty Images

O Dia dos avós é comemorado em 26 de julho, porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Mas, na verdade, a todo momento, pode ser uma bela ocasião para dar a eles toda nossa atenção e carinho. Por isso, outra boa sugestão do que fazer é programar uma pescaria. O vovô, então, vai adorar! Com certeza, irá contar todos os grandes feitos do passado e os peixes enormes que pescava. No verão, é uma bela pedida.

Histórias e mais histórias

Imaginação à solta!

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Experimente separar alguns livros infantis e colocá-los nas mãos do vovô e da vovó. A fantasia e o imaginário correrão soltos. Não existe ninguém melhor para contar histórias às crianças do que os avós. Eles têm um jeito todo especial, dramatizam, fazem vozes de animais, de monstros e, no final, os pequenos sempre pedem para repetir. Vale experimentar fazer uma tarde de histórias. Se for ao ar livre então, a farra estará completa.

Gracinhas com o vovô

Besteiras permitidas

Soul/Lifesize/Getty Images

Sabe aquelas besteirinhas que os pais não deixam fazer para disciplinarem os filhos? Com o vovô e a vovó pode. Não é à toa que se comenta que os avós "estragam" os netos. Mas faz parte. É tão delicioso quebrar as regras com eles! Os psicólogos afirmam que esse relacionamento é muito importante para as crianças. Mesmo fazendo com os avós o que os pais não autorizam em casa, elas sabem fazer essa diferenciação e, portanto, a educação não fica comprometida. No dia deles, mais do que justo a farra estar liberada!

Artesanato e trabalho de casa

Ajuda da vovó

Creatas/Creatas/Getty Images

Vovó tem paciência para sentar com os netos e ajudar nos trabalhos escolares. Também gosta de exercer seu potencial criativo ensinando técnicas de desenho, pintura e variados artesanatos, como colagem e até confecção de roupinhas para as bonecas. Coisa de avó e só ela terá aquele tempo disponível para programar essa tarde maravilhosa de arte e criação. Dedicar-se a ensinar os netinhos a fazer o trabalho escolar também garantirá boas horas de convívio e será um belo programa para o dia. E vale complementar com um desenho na TV.

Festa com bolo

Vamos comemorar!

Comstock Images/Stockbyte/Getty Images

Dia de comemoração tem que ter bolo... e brigadeiros! Afinal, a criançada irá logo cobrar a presença dos famosos docinhos. Organize um chá ou café da tarde com torradinhas, sanduichinhos, biscoitos e muita animação. A vovó e o vovô se sentirão mais do que importantes com uma festa só para eles. Vale até comprar chapéus e bolas para enfeitar e animar o ambiente com música. Para completar, as crianças podem fazer cartinhas afetuosas e desenhos para prensenteá-los e depois enchê-los de beijinhos. Com certeza será um dia inesquecível!

eHow Brasil
×