×
Loading ...

Ideias para o encerramento de um evento

Um evento sem algum tipo de consideração final pode parecer incompleto e desorganizado. Em geral, um discurso básico pode resumir as ideias principais do evento, oferecer o devido reconhecimento e agradecimento aos envolvidos e anunciar os próximos eventos.

Falar em público é um dos maiores medos de muitas pessoas, mas as considerações finais podem ser um dos desafios mais fáceis (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Resuma ideias principais

Se necessário, apresente-se, depois descreva brevemente as ideias principais do evento. Por exemplo, ao concluir um banquete de arrecadação de fundos para alguma organização sem fins lucrativos, mencione o objetivo do evento e, se possível, a quantidade de dinheiro arrecadado. Seja sucinto. Você não deve reproduzir toda a noite, faça simplesmente um resumo para reunir as ideias. O discurso deve ser curto e memorável: uma anedota ou citação servem. Faça o público rir ou dê-lhes algo curto e encantador que seja memorável.

Loading...

Dê crédito a quem mereça

Reconheça e agradeça as pessoas ou organizações envolvidas no evento. Use nomes, o melhor é preparar com antecedência uma lista curta para evitar erros embaraçosos e para ter certeza de que ninguém ficou de fora!

Olhe para o futuro

Use a oportunidade de encerramento para lembrar aos convidados de eventos futuros ou prazos, quando apropriado, ou faça uma perspectiva para o futuro. Pense nisso como a parte "E daí?" de seu encerramento. Por que esse evento importa a partir de agora? O autor Richard Dowis sugere fazer um apelo. Utilizando o mesmo exemplo da arrecadação de fundos da organização sem fins lucrativos, talvez o evento não tenha levantado dinheiro suficiente ou falta voluntários na organização. Use essa parte do discurso para informar.

Dicas

Não seja prolixo e não resuma tudo. Deixe a energia do evento ficar na memória de cada convidado, mas aproveite a oportunidade para encerrá-lo graciosamente. Dependendo do evento, o encerramento não deve durar mais do que cinco a oito minutos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...