×
Loading ...

Ideias de paisagismo caseiro com pedras

Usar pedras no paisagismo caseiro oferece uma miríade de possibilidades. Apesar de serem pesadas para mover, pedras nunca apodrecem, desgastam ou fornecem abrigo para cupins e formigas. Elas são tolerantes à seca e impermeáveis a veados e toupeiras. Pedras pequenas fornecem elementos de paisagismo versáteis, enquanto pedras maiores dão estrutura e altura a um jardim. Como opção de paisagismo, as pedras são uma excelente opção.

Suavize as pedras de jardim com flores de cores brilhantes (Zhukow/iStock/Getty Images)

Caminhos

Cascalho esmagado e pequenas pedras de rio são boas opções para caminhos de pedra. De acordo com especialistas, os caminhos devem ter 1,5 m para que duas pessoas possam andar lado a lado e permitir que plantas se espalhem pelo caminho para dar um efeito natural. Pedras pequenas também são efetivas como superfície de um pátio ou uma alternativa para um gramado. Arranje-as com bordas naturalmente curvas e intercale as pedras com plantas em recipientes e artes de jardim.

Loading...
Use pedrinhas sozinhas ou combine-as com madeira para criar caminhos duráveis (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Muros de retenção

Construa um muro de retenção informal para um trecho levemente inclinado em seu jardim colocando pedras de porte médio em alguns lugares na inclinação. Construir um muro de retenção de pedras mais funcional e designado a conter uma quantidade de terra requer um nível muito maior de experiência. Use cascalhos na base para drenagem para prevenir que o acúmulo de água derrube o muro. Pedras grandes necessitam de um trator para transportá-las, já as menores podem ser colocadas à mão. Utilize pedras de diferentes tamanhos e formatos e coloque pequenas plantas nos vãos para dar uma aparência interessante ao muro.

Alguns muros de retenção de pedras usam cimento para segurá-las no lugar (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Aspectos acentuais

Pedras grandes, ou o que o site "The Landscape Design" chama de "pedregulhos acentuais", conferem uma forma atraente e estrutura ao jardim. Para criar um arranjo natural para as pedras, enterre-as entre 10 e 15 cm abaixo do solo para que pareçam uma parte natural da paisagem e não algo que você apenas jogou no jardim.

Para uma aparência ainda mais neutralizada, o site "The Landscape Design" recomenda pintar as divisões das pedras com uma mistura de lama e musgo, o que fará com que o musgo cresça em duas semanas. Misture terra, água, emulsão de peixe e musgo no liquidificador ou à mão. Use a mesma mistura nos vasos de flores e estátuas do jardim que você queira que pareça envelhecida e estabelecida.

Pedras acentuais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...