×
Loading ...

Ideias de plantio para encostas

Áreas inclinadas são mais difíceis de se fazer paisagismo que as planas, mas é possível. Algumas plantas gostam de áreas montanhosas devido à drenagem e ao aumento da exposição ao sol. Ao escolher as plantas certas e ter paciência, pode-se criar um grande jardim em uma encosta.

Encostas são de difícil plantio, mas podem receber paisagismo (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Camuflando uma pequena encosta

Ao lidar com uma encosta relativamente pequena, use plantas altas na base e as menores conforme o terreno se eleva. Essa organização fará parecer que não há aclive algum, além de permitir a visualização de todas as plantas de cima para baixo. O uso aleatório de pedras vai ajudar a estabilizar a encosta e criar bolsões de plantio.

Loading...

Plantas para encostas

A maneira mais fácil para cobrir uma encosta é com espécies resistentes. Se escolher a espécie certa, as plantas não precisarão de muito cuidado depois do primeiro ano. Escolha a que se adequará naturalmente à altura desejada, pois fazer podas na encostas é muito difícil, de modo que quanto menos aparas precisar, melhor. Uma das melhores espécies nativas da América do Norte é a Kinnikinnick (Arctostaphylos uva-ursi). É baixa, mas lenta para se estabelecer. Faça plantações densas, e regue bem no primeiro ano. Há também as Cotoneasters, que são de crescimento lento e mais tolerantes a condições de umidade do que a Kinnikinnick.

Uma boa planta para uma encosta arejada e mais sombria é o Salal (Gaultheria shallon). Essa espécie pode ser mantida em torno de 60 cm de altura. Se deixada sozinha, pode se tornar um arbusto pequeno, com aparência natural. Encostas ensolaradas são perfeitas para plantas mediterrânicas. As ervas gostam de encostas ensolaradas e precisam de pouca água. O orégano é um dos mais resistentes e possui variedades ornamentais como o orégano dourado. O milefólio (Achillea millefolium) é uma erva sem floração e tolerante à seca, ótima para áreas de difícil acesso.

Em grandes encostas ensolaradas que suportam arbustos, considere a espécie Califórnia Lilás (Ceanothus). Esse arbusto tem uma flor azul precoce e pequena, e folhagem perene brilhante. Outro arbusto que não necessita de cuidados e é ideal para áreas de difícil acesso é a rosa silvestre. Elas florescerão do início do verão até a geada, e não necessitam de pulverização ou poda; só precisam ser regadas enquanto se estabelecem. Pesquise gramíneas resistentes para a sua área. Algumas são muito grandes e ocupam espaço rapidamente. Plante gramas como mandioca e linho da Nova Zelândia (Phormium) para uma paisagem de deserto.

Manutenção da encosta

Uma vez que as plantas certas sejam escolhidas, coloque degraus de pedras em toda a encosta para manobras de capina e plantio. As melhores plantas são aquelas que exigem uma boa drenagem. Você ainda precisará levar água às raízes através de tubulação ou mangueiras de gotejamento. Coberturas e compostos ricos em húmus mantêm a umidade e permanecem no lugar, mesmo se estiverem molhados. Uma vez que as plantas estejam estabelecidas, esses passos podem ser descontinuados. O outono é uma boa época para adicionar plantas lenhosas à encosta. Para inclinações maiores, considere o terraceamento. Pedras podem ser usadas para construir prateleiras ou pequenos muros, e ajudam a segurar o solo no lugar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...