×
Loading ...

Ideias de presentes que você pode fazer em casa para economizar

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Introdução

Objetos artesanais feitos em casa são um bom modo de demonstrar atenção e carinho à pessoa que será presenteada. Esse tipo de presente personalizado é também uma boa pedida para oferecer tanto a amigos e familiares quanto a colegas de trabalho, por exemplo. Os brindes artesanais prometem ser uma homenagem singela e delicada que certamente vão se diferenciar de tantos outros mimos comprados prontos em lojas. Sem contar, é claro, na economia que eles trazem para seu bolso. Afinal, qualquer ajuda no orçamento é lucro, não é mesmo?

Eising/Photodisc/Getty Images

Trufas caseiras

Que tal iniciar a lista de presentes feitos em casa com um doce saboroso? A receita de trufas não é complicada. Derreta 200 g de chocolate em banho-maria. Misture 1 lata de leite condensado, 2 colheres (chá) de margarina e 2 gemas de ovo. Acrescente o recheio de sua preferência. Pode ser suco de maracujá, pedacinhos de cereja ou hortelã. Misture até a massa engrossar e faça formas redondas. Para a cobertura, derreta mais 200 g de chocolate junto com 1/2 xícara de chocolate em pó. Cubra as bolinhas de chocolate e leve à geladeira por três horas. Finalize com uma embalagem bem bonita.

Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

Potes de bala ou chocolate

Potinhos personalizados de bala ou chocolate são um bom presente para crianças, adolescentes ou adultos. Você pode comprar potinhos de vidro reciclado e decorá-los com papel celofane ou mesmo veludo. Outra dica é fazer os potinhos a partir de garrafas PET. Para isso, corte a parte superior do bico da garrafa, usando a tampa como suporte para que o pote fique de pé. Então, basta decorar da forma como achar melhor. É possível desenhar o rosto de um cachorro ou gato, por exemplo, uma medida que vai chamar a atenção das crianças. Então, use o pote para balas, bombons, chocolates, cubos de açúcar e balas de goma.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Luminária

Uma luminária é um presente ao mesmo tempo sofisticado e fácil de fazer. Tudo o que você precisa para confeccioná-la é uma cúpula para abajur, uma garrafa de vidro para suporte, fio elétrico, lâmpada e um plugue para a tomada. Todos os itens podem ser facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas. O fio e o plugue vão dentro da garrafa, que pode ser decorada de diversas formas. Uma variação da luminária artesanal pode ser feita com bolinhas de gude coladas uma sobre as outras. Nesse caso, ela pode ser iluminada por uma vela.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Aromatizador de ambientes

Um aromatizador de ambientes agrada pela beleza, simplicidade e por ser responsável por uma casa cheirosa. Ele é também um elemento utilizado pela técnica de decoração zen do feng shui para trazer boas vibrações. Para fazer seu aromatizador artesanal, basta comprar um frasco de vidro pequeno. Dentro dele, você pode misturar uma pitada de álcool com canela e cravo para dar um aroma mais doce. Você também pode usar outros aromas naturais como alecrim e ramos de lavanda. Coloque espetinhos de churrasco dentro do frasco e seu aromatizador estará pronto.

Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images

Caixa de biscoitos personalizada

Está em dúvida sobre que presente dar? Que tal biscoitos deliciosos cozinhados por você mesmo(a)? A receita não dá muito trabalho. Para cozinhar biscoitos amanteigados, por exemplo, basta misturar 400 g de farinha de trigo, 125 g de açúcar e 300 g de margarina (ou manteiga sem sal). Depois, é preciso achatá-los em forma de bolinhas e levá-los para o forno médio. O arremate final para o presente feito em casa será uma caixinha pesonalizada para armazenar os quitutes. Você pode comprar uma caixa e decorá-la com papéis coloridos e mensagens carinhosas.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Velas em xícaras

Para fazer velas em xícaras, você pode reaproveitar outros materiais para criar essa peça de artesanato elegante e charmosa. Comece escolhendo as xícaras mais apropriadas para a pessoa que você deseja presentear. Uma dica é visitar uma feira de antiguidades, onde é possível encontrar belas xícaras por um bom preço. Com cola quente, fixe a xícara ao pires. Depois, junte pedaços de outras velas e aqueça-as até virarem cera. Quando isso acontecer, você pode inserir uma pitada da essência perfurmada que desejar. Isso vai dar um aroma natural ao presente. Despeje a cera na xícara e mantenha o pavio bem no centro até a cera ficar firme.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Almofada

Um presente literalmente fofo é uma boa pedida para dar para quem você ama. A almofada personalizada é um mimo que cai bem em qualquer época do ano, especialmente no Dia dos Namorados, aniversário e Natal. Comece cortando um pedaço de tecido na cor e formato que você desejar (pode ser de círculos ou de coração, por exemplo). Depois, você deve costurar o tecido fechando bem as pontas. Mas não se esqueça de deixar uma abertura para o estofamento da almofada. Ele pode ser algodão ou fibra siliconada. Depois, feche a abertura, costurando-a com cuidado.

Visage/Stockbyte/Getty Images

Porta-velas

Na linha das velas artesanais, um porta-velas personalizado pode ser um presente vintage muito apreciado por pessoas dos mais diferentes estilos. Por isso, é importante que cada presente seja criado tendo-se em vista a pessoa a ser presenteada. Para fazer um porta-velas bonito e econômico, você pode comprar um pequeno pote de cristal e colocar uma cera de tamanho médio dentro dele. Complete os espaços entre o vidro com pedrinhas coloridas de decorar jardins. Decore o frasco da forma como achar mais apropriado para a pessoa homenageada, com cordões coloridos ou laços, por exemplo.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

DVD especial

Se antigamente um CD com músicas preferidas era um presente interessante, hoje essa ideia está ultrapassada. Mas ela pode ser substituída pelo DVD. Você pode reunir vídeos significativos para você e a pessoa homenageada. Pode ser aquele dia do parque de diversões ou da tarde na praia. Com programas de edição de vídeos (muitos gratuitos, como o Movie Maker), é possível criar um DVD interessante. Prepare também um encarte de DVD bem trabalhado. Para isso, basta imprimir uma imagem em boa qualidade (pode ser uma foto da pessoa a quem o presente será destinado). Então, use a imagem como encarte na capa do DVD.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Bolo caseiro

Para fechar a lista de presentes caseiros e artesanais, nada melhor que um saboroso bolo feito por você mesmo. É um presente que cai bem em qualquer época do ano e em qualquer ocasião festiva. Tenha o cuidado de se dedicar a preparar o bolo que seja do gosto da pessoa homenageada. Opte por receitas simples mas saborosas. Um bolo de laranja ou o de chocolate são opções que costumam não falhar. Então, prepare uma embalagem delicada, bonita e colorida para dar ele de presente. Em épocas natalinas, em vez do bolo, você pode fazer panetone ou minipanetones, um presente charmoso, bonito e muito saboroso.