×
Loading ...

Ideias de projetos para alunos de Química

Alunos de todas as idades podem ficar entusiasmados com as maravilhas da química, que disponibiliza oportunidades de aprendizagens práticas que produzem resultados interessantes de várias formas. Os alunos do ensino fundamental e médio apreciarão essas ideias de projetos de química, seja para uma feira de ciências ou uma tarefa cotidiana em sala de aula, em qualquer época do ano.

Os alunos sempre devem usar equipamentos de proteção como luvas e óculos quando trabalhar com produtos químicos (chemistry image by david hughes from Fotolia.com)

Massa emborrachada

Os alunos do ensino fundamental podem experimentar os polímeros para fazer suas próprias criações pegajosas. Neste experimento de ciências, os alunos misturam uma solução de uma parte de água e outra de cola branca que são colocadas em uma jarra. Então misturam duas colheres de sopa de borato de sódio em uma xícara de água quente. Mistura-se estas duas soluções em sacolas plásticas em vários tamanhos, o que criará uma massa pegajosa e grudenta. Os alunos experimentam com quantidades variáveis de cada ingrediente usado para criar a receita perfeita para a massa pegajosa. Eles podem fazer suas próprias criações em casa e até usar da criatividade e acrescentar corante alimentar nos experimentos.

Loading...

Cristais criativos

Os alunos da quinta até a oitava séries podem fazer cristais neste projeto. Eles precisam de um espaço de tempo de cinco horas para fazer o experimento, ter a assistência de um adulto e acesso à cozinha e seus materiais. Os alunos precisarão ainda de três potes de vidro ou copos. Primeiro eles amarram cordões de tamanhos iguais no meio de três lápis; colocam um lápis atravessado no alto do pote, com o cordão alcançando o fundo do vidro. Enquanto isso, colocam uma colher de sopa de borato de sódio na água e então despejam-na dentro dos três potes. Então colocam um pote em uma tigela de água congelada, um na geladeira e outro na mesa. Eles observam os potes mas sem mexer neles; se algum deles começar a formar cristais mais rápido do que outros, os alunos devem anotar observações e também não esquecer de reabastecer o gelo na tigela quando ele derreter. Depois de cinco horas eles anotam suas observações sobre como os cristais cresceram em cada um dos três potes.

Testadores de cosméticos

Os alunos do ensino médio podem se tornar criadores cosméticos ao fazer seus próprios brilhos labiais neste projeto para alunos de química. Eles devem misturar os ingredientes para fazer três pomadas ou brilhos para lábios: um leva 200 g de óleo de amêndoa doce com 60 g de cera de abelha e uma colher de sopa de mel; o segundo leva três colheres de sopa de óleo de coco com duas colheres de sopa de petrolato, óleo de aloe vera e 1/2 colher de sopa de baunilha; já a terceira leva 30 g de manteiga de carité e manteiga de cacau com 30 g de cera de abelha, uma gota de vitamina E líquida e de três a cinco gotas de óleo de menta. Depois os alunos devem pedir a suas amigas para testar cada pomada labial e classificá-las de acordo com o toque, visual e sabor. Eles podem até mesmo combinar estas receitas para fazer suas próprias criações e então comparar aqueles resultados ao projeto original.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...