Porque a hera está secando no meio do vaso?

Hera plantada em vaso

Green ivy in a pot isolated over white image by Florin Capilnean from Fotolia.com

Plantas em vasos domésticos trazem o clima exterior para dentro de casa, acrescentando vida a um cômodo. Colocadas do lado de fora, elas acrescentam interesse ao visual arquitetônico e à paisagem. A hera é uma opção para ambas as localizações, mas quando elas secam no meio, é hora de dar uma olhada no local onde a planta está, a frequência das regas e na maneira como está plantada no vaso. Todos esses fatores podem afetar sua aparência e bem estar.

Tipos de hera

Cobertura de hera rasteira

ivy image by chrisharvey from Fotolia.com

Hera argelina, persa e inglesa são tipos de vinha populares da família da hera para serem plantadas em vasos. As folhas de hera podem ser variadas, possuindo uma combinação de cor verde e creme, ou podem ser uma nuance forte de verde. Conhecida como uma trepadeira que escala muros e cercas, a hera é ideal para áreas de sombra, e também pode crescer rasteira, abraçando o chão com raízes profundas, ajudando a evitar a erosão do solo.

Recipientes sementeiras

Plantas como a hera normalmente vêm em um recipiente de plástico destinado a ser usado temporariamente pela planta. A maioria dessas sementeiras são medidas em centímetros ou polegadas, medidos pelo diâmetro superior do vaso. Quando plantar plantas recentemente compradas em vasos, sempre use um que seja duas vezes mais largo que a sementeira onde ela veio.

Prevenindo enrolamento das raízes da planta

Devido ao fato das plantas continuarem a crescer depois de transplantadas para um recipiente, é importante observar seu crescimento e replantá-la, se necessário. Se uma planta crescer a ponto de sua altura ficar três vezes maior que o vaso onde está plantada, há uma grande chance de as raízes estarem se enrolando por terem ficado sem espaço. Nesse ponto, a planta sacrifica seu crescimento para salvar os ramos mais antigos.

Maneira ideal de plantar uma hera em vaso

Plantas com as raízes enroladas normalmente absorvem água e mostram pouco crescimento, ao passo que as raízes em si se tornam encharcadas, levando à eventual morte da planta. Uma hera deve ser plantada em um vaso com um furo de drenagem e ele deve possuir também um prato para recolher o excesso de água. Um punhado de cascalho ou pedregulhos deve forrar o fundo do vaso e deve ser usada terra apropriada para vaso, e não a comum. Para incentivar o crescimento da hera trepadeira, use uma pequena treliça colocada dentro ou atrás do vaso.

Evitando sol excessivo

A hera precisa de luz solar indireta para crescer. Se ela pegar sol em excesso, as folhas ficarão marrom e as pontas se curvarão. Folhas e caules perto do centro do vaso e ao redor da terra podem ficar demasiado secas e murchar, derrubando as folhas dentro do vaso, as quais, antes de se decompor, impedirão o fluxo de água através do solo em direção às raízes, causando o excesso de aquecimento e o excessivo ressecamento do solo.

Pragas na planta da hera

Os pulgões frequentemente atacam as heras

famille image by guy from Fotolia.com

As pragas atraídas pelas plantas da hera são pulgões, ácaros e cochonilhas. Examine as plantas que parecem excessivamente secas ou com folhas caindo, e isso pode ser feito facilmente. Os pulgões são visíveis aos olhos humanos e são pretos ou verdes, enquanto os ácaros são muito pequenos e encontram-se na parte inferior das folhas. As cochonilhas estão presentes na folha de hera perto das hastes, com ninhos que se parecem com pequenos tufos de algodão. A American Ivy Society recomenda livrar a hera da infestação com um simples banho de sabão para matar os ovos e insetos. Use um borrifador cheio de água com sabão para realizar essa tarefa.

eHow Brasil
×