×
Loading ...

Como identificar um possível ladrão em uma loja

Identificar possíveis ladrões em lojas pode ser difícil, já que não existe um tipo de comportamento específico que os defina. Entretanto, se prestar atenção nos detalhes e se concentrar nas ações do cliente, você será capaz de identificar um roubo em potencial.

Instruções

O comportamento do cliente pode indicar se ele está roubando uma loja (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Maneirismos e comportamentos

  1. Quando o cliente entrar na loja, analise os pertences dele. A maioria dos ladrões, principalmente as mulheres, carrega uma sacola ou bolsa volumosa onde pode esconder artigos. Avalie o tamanho e o formato dela. Muitas vezes, se a intenção for roubar, a forma dela começará a mudar conforme a pessoa "compra" em seu estabelecimento.

    Loading...
  2. Um possível ladrão geralmente usará roupas mais largas ou uma jaqueta volumosa para esconder os itens mais facilmente.

  3. Preste atenção no comportamento do cliente no momento em que ele entra em sua loja. Na maioria das vezes, um possível ladrão terá um comportamento tenso ou nervoso. Isso pode se revelar de duas maneiras. Se você cumprimentar essa pessoa e ela estiver avaliando o estabelecimento, ela tentará passar por você apressadamente sem fazer contato visual ou dará um sorriso de forma muito fingida, ser excessivamente amigável e começará uma conversa rápida com você. Ambos os comportamentos devem ser o suficiente para deixá-lo alerta.

  4. Observe quais áreas da loja a pessoa visita. Estatisticamente, as seções de saúde e beleza são as mais atacadas por ladrões de lojas. Eles pegarão artigos desses locais e irão para um lugar no estabelecimento em que não estejam muito à vista, onde eles poderão abrir o pacote e guardar o item. Se você vir alguém se movimentando entre duas seções repetidamente, você pode estar lidando com um caso de roubo.

    Além de visitar o mesmo local diversas vezes, o criminoso também andará pela loja esperando momentos oportunos para subtrair artigos que estejam acessíveis.

  5. Quando você se aproxima do cliente, ele percebe a sua presença? Os possíveis ladrões ficam atentos ao que está à sua volta. Eles sabem onde estão as câmeras e os funcionários. Se você chegar perto de uma pessoa e ela olhar constantemente na sua direção e se afastar, ela pode estar roubando a loja.

Loading...

Dicas

  • A menos que você tenha absoluta certeza, nunca acuse um cliente de roubo. Em vez disso, grave o rosto dele na memória e o observe cuidadosamente toda vez que ele entrar na loja. Os ladrões aproveitam o sucesso do roubo e frequentemente voltam ao mesmo estabelecimento para tentar novamente. Eles eventualmente se tornarão mais confiantes, o que os leva a serem pegos.

Aviso

  • Quando você vir um ladrão de lojas, chame a polícia e deixe-a cuidar da situação. É perigoso abordá-lo e tentar impedi-lo sozinho.
Loading ...
Loading ...