Como identificar registros originais em LP
Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images
Não há uma técnica infalível para verificar a primeira prensagem do disco, mas existem alguns métodos básicos, experimentados e comprovados, que terão os melhores resultados. Eles requerem informações sobre como os discos são feitos e distribuídos, e um exaustivo conhecimento de música em geral. Saber como os LPs são gravados e distribuídos, pode fazer a diferença entre pagar demais por uma segunda ou terceira prensagem e vender um valioso de primeira, com poucos registros. Muitos colecionadores acham que os têm em mãos, quando, na verdade, isso não acontece, e muitos colecionadores novatos não percebem quando eles próprios possuem um disco de primeira prensagem.
Step 1
Procure na coluna da capa do disco LP. As primeiras prensagens geralmente têm quatro letras e combinação de quatro números, como "ABCD-1234". E qualquer coisa após uma segunda ou terceira prensagem, terá duas letras e combinação de cinco números, como "AB-12345".
Step 2
Vá para "discogs.com" ou "recordgeek.com" para verificar a sua primeira prensagem. Você pode fazer isso combinando o número do seu catálogo com o número de catálogo do "discogs.com". Ou pode conversar com outros músicos e participantes do fórum, no "recordgeek.com", e combinar o seu registro com o deles.
Step 3
Use a última edição do "Goldmine record álbum price guide" como uma terceira referência. Você pode encontrar quase todos os LPs nesse livro, desde os discos mais populares dos anos 50 e 60, até os registros de arte-rock mais obscuros do final dos anos 70.
Referências
Dica
- Para um LP mais velho de jazz e reggae internacional mais obscuro, é quase impossível descobrir com certeza se é uma prensagem original. Álbuns mais velhos de reggae não foram amplamente distribuídos e as gravadoras tinham vários métodos de catalogação, que muitas vezes não incluíam o ano de lançamento.
- Ao verificar as prensagens de sua coleção de discos, combine todas as informações sobre a capa com a prensagem original. Felizmente, sites como "discogs.com" tornam esse processo muito mais simples do que costumava ser. Para combinar, você precisará do número de catálogo, ano de lançamento, obras de arte exata, cores e encarte, se disponível.
Advertência
- Não suponha que, porque um LP esteja embalado é uma prensagem original. Esse é um velho truque aplicado por muitos vendedores de pouca freguesia, para fazer compradores pensarem que o registro é original. Não caia nessa.
Sobre o Autor
Ezekiel James began as a music writer in 2003. Since then, James has served as a writer for several music, technology and design publications. His work has been published on eHow, TechAxcess.com and in print for the "The Potrero View" and "Punk Planet." James is currently pursuing a Bachelor of Arts degree in journalism from Portland State University.
Créditos Fotográficos
Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images