Como identificar registros originais em LP

••• Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images

Não há uma técnica infalível para verificar a primeira prensagem do disco, mas existem alguns métodos básicos, experimentados e comprovados, que terão os melhores resultados. Eles requerem informações sobre como os discos são feitos e distribuídos, e um exaustivo conhecimento de música em geral. Saber como os LPs são gravados e distribuídos, pode fazer a diferença entre pagar demais por uma segunda ou terceira prensagem e vender um valioso de primeira, com poucos registros. Muitos colecionadores acham que os têm em mãos, quando, na verdade, isso não acontece, e muitos colecionadores novatos não percebem quando eles próprios possuem um disco de primeira prensagem.

Passo 1

Procure na coluna da capa do disco LP. As primeiras prensagens geralmente têm quatro letras e combinação de quatro números, como "ABCD-1234". E qualquer coisa após uma segunda ou terceira prensagem, terá duas letras e combinação de cinco números, como "AB-12345".

Passo 2

Vá para "discogs.com" ou "recordgeek.com" para verificar a sua primeira prensagem. Você pode fazer isso combinando o número do seu catálogo com o número de catálogo do "discogs.com". Ou pode conversar com outros músicos e participantes do fórum, no "recordgeek.com", e combinar o seu registro com o deles.

Passo 3

Use a última edição do "Goldmine record álbum price guide" como uma terceira referência. Você pode encontrar quase todos os LPs nesse livro, desde os discos mais populares dos anos 50 e 60, até os registros de arte-rock mais obscuros do final dos anos 70.

Mais recentes

×