×
Loading ...

Como impedir que placas de metal empenem após a soldagem

Atualizado em 18 julho, 2017

A soldagem é uma técnica de baixo custo para unir dois objetos de forma semipermanente. Entretanto, o empenamento é um problema em metais finos, tanto durante quanto após a soldagem. Para piorar, além de não ter um bom visual, o empenamento distorce os pedaços de metal, fazendo com que não encaixem da forma desejada. Algumas medidas de planejamento são necessárias para evitar o empenamento pós-soldagem.

Instruções

O empenamento é um problema em metais finos, tanto durante quanto após a soldagem (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Coloque as placas de metal na areia e deixe-as lá enquanto você solda. A areia é capaz de absorver o calor da soldagem, além de ajudar o metal a resfriar mais rápido após o processo.

    Loading...
  2. Una as duas placas de metal com um grampo industrial antes de soldá-las. Essa prática garante que se elas empenarem, empenarão juntas. Além disso posicione as duas placas um pouco mais longe da posição desejada após a soldagem, para que estejam na posição correta quando empenarem. Se você não puder prever a direção na qual o metal irá empenar, converse com um profissional.

  3. Crie algumas pequenas soldagens, com intervalos regulares entre elas, na placa de metal. Essa pratica irá gerar menos calor nas zonas afetadas e diminuir a possibilidade de empenamento. Faça o mínimo possível de soldagens. Evite ter de criar uma segunda leva de soldagens ao obter integridade suficiente durante a primeira leva.

Loading...

O que você precisa

  • Areia
  • Grampos industriais

Referências

Loading ...
Loading ...