Como um inclinômetro funciona?

Kamal Chid
Um inclinômetro é um dispositivo usado para medir a inclinação de um ângulo. Ele também é chamado de "sensor de inclinação". O dispositivo pode ser usado para medir um ângulo de um ponto, como uma estrela, ou para controlar o deslocamento de um objeto, como um edifício. Os inclinômetros podem ser usados para a medição de ângulos verticais e horizontais, e existem dispositivos feitos para facilitar o uso em qualquer uma das direções.
Diferentes tecnologias podem ser utilizadas dentro de um inclinômetro. Essas incluem modelos eletrônicos, com ar e de pêndulo.
Função básica do inclinômetro
Inclinômetros eletrônicos
Um inclinômetro eletrônico é capaz de ler ângulos com alto grau de precisão. Esses modelos utilizam um giroscópio interno para medir a direção da força da gravidade. O giroscópio permanece em uma posição, não importa a orientação. Quando colocado em um objeto sólido, o inclinômetro compara o ângulo do objeto com o giroscópio e exibe o resultado em um visor eletrônico.
Um inclinômetro de mercúrio funciona de forma similar. Em vez de um giroscópio, no entanto, mercúrio líquido é usado. Quando o dispositivo é operado, o mercúrio líquido permanece nivelado, assim como a água em um copo fica nivelada quando o copo é inclinado. Já que o mercúrio conduz eletricidade, os contatos podem detectar o ângulo do dispositivo em comparação ao nível do líquido. O resultado é exibido em um visor.
Inclinômetros manuais
Um tipo mais antigo de inclinômetro é o nível. Ele tem um tubo de vidro com um líquido e uma bolha de ar no interior. Enquanto o instrumento se move, a bolha permanece nivelada. Sua posição mostra o ângulo de inclinação em uma escala.
Um outro modelo comum utiliza um pêndulo. Aqui, o peso é colocado sobre uma haste. A haste é capaz de se mover livremente. Uma escala é utilizada como guia. Não importa a orientação, o peso é mantido para baixo pela gravidade, enquanto a escala se move. O número indicado pela haste é o ângulo de diferença, medido em graus.