Informação sobre o parto de uma Chihuahua

••• Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Ser dono de uma cachorra prenha pode ser assustador, mas saber que 98% delas dá a luz com sucesso sem a ajuda de humanos pode ser reconfortante. Entretanto, chihuahuas são mais propensos a ter complicações durante a gestação e o parto do que outras raças. Existem muitas coisas úteis que você pode fazer para preparar sua chihuahua e preparar a si mesmo para o parto. Também existem muitos passos que você pode seguir durante o parto para facilitar o processo, e assim se certificar de que todos os filhotes nasçam com sucesso.

Sinais de gravidez

Thinkstock/Comstock/Getty Images

O período de gestação de uma chihuahua geralmente é de dois meses. Ela pode ser mais curta se os filhotes forem grandes demais para o seu útero — o que é provável que aconteça se o pai dos filhotes for de uma raça maior. Sinais óbvios de que sua cadela está prenha é o crescimento da barriga, aumento dos mamilos, urinação frequente e aumento do apetite e da sede. Leve a chihuahua ao veterinário para ser examinada 25 dias depois da data em que você acredita que tenha acontecido a concepção. Nesse momento, o veterinário será capaz de detectar a gestação com um ultrassom. Depois de 45 dias, o veterinário poderá dizer quantos filhotes a cachorra está esperando e a data esperada de nascimento. Saber o número de filhotes é essencial para um parto saudável.

Alimentação e nível de atividade

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Durante a gestação, o apetite da sua cadela irá aumentar de forma significativa — ela deve comer o dobro do que comia antes da gestação. Além disso, interrompa o uso de quaisquer suplementos dietéticos assim que descobrir que ela está prenha e até que ela tenha parado de amamentar os filhotes. Alimente-a com pequenas refeições durante o dia. Depois de quatro a seis semanas de gestação, diminua a atividade da sua cachorra a curtas caminhadas. Não a faça brincar ou correr muito até que ela tenha parado de amamentar os filhotes.

Gestação

Raças pequenas como o chihuahua podem dar a luz a qualquer momento entre 56 e 68 dias de gestação. Se sua cachorra está prenha há 69 dias ou mais, leve-a ao veterinário o mais rápido possível. Quando ela estiver se aproximando da data do parto, comece a medir sua temperatura diariamente através do ânus. A temperatura normal para um cachorro é 38ºC. A temperatura da sua cachorra irá cair para 37ºC quando ela estiver pronta para o parto.

Sinais do parto

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Quando sua chihuahua estiver pronta para o parto, ela irá exibir alguns ou todos os sinais de aviso: choramingar constantemente, vômito, inquietação, ofegação excessiva e construirá um ninho. Seu colo uterino irá começar a dilatar, o que é muito doloroso, então deixe-a o mais confortável possível. A dilatação e contrações uterinas podem durar de seis a 18 horas antes que sua chihuahua finalmente comece a dar a luz. Se sua cachorra não entrar em trabalho de parto dentro de 24 horas depois que sua temperatura caiu, leve-a ao veterinário imediatamente.

Durante o parto

Durante o processo do parto, sua chihuahua irá trabalhar para empurrar os filhotes através do canal do parto. Geralmente, dê de dez a 30 minutos para que ela dê a luz a cada filhote e deixe-a descansar de 45 a 60 minutos entre cada nascimento. Se ela demorar mais de uma hora para parir um filhote ou fizer uma pausa maior do que duas horas entre eles, leve-a ao veterinário imediatamente. Se você conseguir ver um filhote emergindo parcialmente do canal do parto e a mãe estiver empurrando-o por mais de meia hora, você pode gentilmente ajudá-lo a sair, puxando-o com cuidado para baixo, em direção ao traseiro da mãe, até que o filhote seja liberado.

Pós-parto

Depois que cada filhote nascer, a chihuahua irá romper a bolsa amniótica, cortar o cordão umbilical e lamber o filhote até que ele esteja limpo para estimular sua respiração e seus batimentos cardíacos. A mãe geralmente come a bolsa amniótica — isso é normal. Se sua cachorra não limpar os filhotes dentro de dez minutos após o nascimento, rompa a bolsa gentilmente, desenrole o cordão umbilical, corte-o e limpe o filhote vigorosamente com uma toalha limpa para induzir a respiração e a circulação. Depois de completar os nascimentos, a chihuahua irá expelir quaisquer tecidos uterinos remanescentes e sangue. Sua cadela pode expelir sangue e fluidos por até oito semanas depois do parto. Entretanto, se ela continuar a sangrar depois desse período, leve-a ao veterinário.

Monitoramento da saúde

É especialmente importante monitorar a saúde da mãe e dos filhotes durante os primeiros dias depois do nascimento. A cadela terá um apetite maior, então alimente-a bem — o triplo do que ela comia antes da gestação. Continue a checar a temperatura diariamente. Ela deve estar entre 38ºC e 39ºC. A mãe deve estar alerta e atenta aos seus filhotes e permitir que eles se alimentem livremente do seu leite.

Avisos

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Se você testemunhar qualquer comportamento anormal da mãe depois do nascimento, como inquietação, convulsão, indiferença, incapacidade de ficar de pé, desinteresse nos filhotes ou se recusar a alimentar os filhotes, leve-a para ser examinada imediatamente. Ela pode estar sofrendo de uma doença comum relacionada à gestação, como metrite (infecção do útero), eclâmpsia (febre do leite), mastite (infecção da glândula mamária) ou hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

Mais recentes

×