×
Loading ...

Informações sobre o peixe-lua

O peixe-lua também é conhecido como peixe Mola mola. Mola, que é tanto um nome genérico quanto o científico, é uma palavra latina que significa simplesmente mó. A morfologia fora do comum desse peixe grande e ossudo se encaixa em sua descrição latina, pois ele tem uma cabeça grande que compõe a maior parte da sua massa corporal.

O peixe-lua (Mola Mola) é o maior peixe ósseo do mundo (sun fish image by andreea h from Fotolia.com)

Tamanho

Com um peso usual de mais de uma tonelada, o peixe-lua é o maior peixe ósseo do mar. Não só isso, seu grande tamanho vem junto com um esqueleto ósseo que pode ser melhor descrito como muito incomum. Ele pode ter uma altura de 3 metros com um comprimento similar. Sua espinha é pequena comparada a sua enorme cabeça, que constitui 90% de seu corpo.

Loading...

Encontros com humanos

Esse peixe não é uma ameaça a nadadores ou mergulhadores, mas pode ser perigoso para pessoas em barcos. Ele pode enroscar-se em hélices de navios de grande porte, e embarcações menores devem tomar cuidado com uma possível colisão direta. Há o raro peixe-lua que cai em cima de barcos depois de dar saltos espetaculares de 3 metros de altura.

Alimentação

Grande parte da alimentação do peixe-lua é composta de águas-vivas, que ele consome em enormes quantidades. É comum que ele confunda sacos plásticos com seu preto favorito, um acidente infeliz que pode resultar em sufocamento. Ele também come algas, zooplancton e peixes pequenos.

Parasitas

O peixe-lua definitivamente tem problemas com parasitas, o que se torna evidente com as 40 espécies diferentes que já foram encontradas em seu corpo. De acordo com a National Geografic, os grandes saltos do peixe pode ser uma tentativa de se livrar desses parasitas, assim como os longos períodos de tempo que passam flutuando próximo à superfície nas correntes quentes. Segundo o National Geografic isso atrai pássaros que se alimentam das larvas infecciosas e de outras pestes.

Variação

O peixe é encontrado em águas temperadas e tropicais ao redor do mundo. É capaz de atingir profundidades de 600 metros, mas também gosta de passar tempo na superfície. Ele gosta do mar aberto e é raramente encontrado em áreas costeiras.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...