×
Loading ...

Como informar as pessoas de que alguém morreu

Informar alguém sobre uma morte recente pode ser uma das coisas mais difíceis que você já teve que fazer. Esta é uma ocasião especialmente difícil, pois você gostaria de evitar causar angústias desnecessárias ou confusão, sabendo que não há uma maneira perfeita de passar essa notícia, mas a sua abordagem deve ser construída com uma base de respeito e honestidade para a transmissão apropriada da mensagem. Embora seja preciso levar várias coisas em conta quando for informar pessoas de que alguém morreu, o principal é ajudá-los a se sentir apoiados e bem cuidados.

Instruções

Sempre informe alguém cara a cara sobre a morte recente de uma pessoa (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Descubra todas as informações importantes e relevantes antes de se encontrar com a pessoa para quem passará a notícia. Essas informações normalmente incluem a localização do morto, as circunstâncias exatas da morte e a condição do corpo.

    Loading...
  2. Visite as pessoas mais próximas do indivíduo imediatamente. A não ser que as circunstâncias sejam excepcionais, essa notícia deve sempre ser entregue pessoalmente, e não por telefone. Traga uma outra pessoa junto que também esteja bem informada sobre as circunstâncias da morte, pois ela pode ser útil para apoio e informações adicionais.

  3. Cumprimente a pessoa na porta. Identifique-se e explique a sua relação com o falecido.

  4. Certifique-se de estar falando com a pessoa certa, sem assumir nada.

  5. Pergunte se poderia entrar para conversar.

  6. Não demore ou pause ao contar a notícia quando tiver se sentado. Isso pode criar dor e tensão desnecessárias. Passe as notícias diretamente. Por exemplo, você poderia dizer: "Eu sinto muito, mas trago uma notícia ruim. Maria de Souza morreu".

  7. Prepare-se para uma possível explosão emocional. Todo mundo reage de forma diferente a notícias como essa, portanto não fique supreso.

  8. Seja transparente sobre tudo o que sabe. Explique que pode fornecer mais informações sobre o acidente, se a pessoa quiser ouvir. Fique no ritmo dela, deixando claro quais informações você tem, mas não as forneça a menos que sejam solicitadas. Algumas pessoas preferem não saber alguns detalhes.

  9. Pergunte se há mais alguém para quem a pessoa gostaria que você contatasse.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...