×
Loading ...

Como inserir e ajustar um pessário

Pessários são pequenos anéis plásticos a serem inseridos na vagina para tratar condições como prolapso uterino (caracterizado pela projeção do útero no canal vaginal) e incontinência urinária. Os pessários são adequadamente ajustados para cada mulher pelo médico para garantir sua eficácia e conforto. Após o ajuste, é fácil inseri-lo em casa.

Instruções

    Inserindo o pessário

  1. Lave e seque bem as mãos.

    Loading...
  2. Dobre o pessário ao meio, deixando-o como um "taco", com a superfície curvada voltada para cima.

  3. Passe um pouco de lubrificante solúvel em água na borda do pessário, se necessário.

  4. Acomode-se em uma posição confortável para a inserção. Em geral, as mulheres se sentem mais confortáveis inserindo o pessário quando agachadas, deitadas ou com uma das pernas levantada, apoiada em uma cadeira ou na borda da banheira.

  5. Separe os lábios vaginais com uma das mãos.

  6. Insira na vagina o pessário com a parte curvada voltada para cima. Empurre o máximo possível.

    Ajustando o pessário

  1. Ajuste o pessário inserindo-o na vagina. Esse processo deve ser finalizado apenas por um médico. O tipo do pessário varia conforme o tratamento a que se destina.

  2. Verifique o ajuste do pessário, certificando-se que haja espaço suficiente entre ele e a parede vaginal. Esse passo deve ser executado pelo médico.

  3. Teste a colocação sentando, levantando e agachando para verificar se o pessário não se solta ou estimula a urinar ou defecar. Se sentir desconforto ao usar o banheiro, o pessário está muito grande. Se estiver tratando incontinência urinária, tente tossir para verificar se ocorre algum vazamento.

  4. Escolha o pessário apropriado com seu médico. É importante voltar ao consultório após alguns dias para ver se está tudo bem. O médico deve verificar o ajuste novamente e procurar por sinais de irritação ou reações alérgicas. Após essa consulta, retorne após uma ou duas semanas e, posteriormente, realize exames a cada poucos meses.

Loading...

Dicas

  • O ajuste do pessário pode mudar com o tempo. Marque consultas regulares para garantir que ele esteja adaptado e, assim, prevenir desconfortos.

O que você precisa

  • Pessário
  • Lubrificante solúvel em água, como KY

Referências

Loading ...
Loading ...