×
Loading ...

Como instalar iluminação em um piso de concreto

Considere a instalação de lâmpadas diretamente no piso de concreto para uma melhor iluminação exterior. Isso pode ser feito facilmente -- desde que haja planejamento, pois será preciso primeiramente instalar a fiação nos locais onde as lâmpadas serão colocadas. Converse com o engenheiro responsável pela obra para ficar a par dos requerimentos antes de proceder.

Instruções

Aprenda a instalar lâmpadas diretamente no piso de concreto (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Peça para um eletricista certificado instalar a fiação elétrica a partir das linhas exteriores existentes, desligando o suprimento de energia antes de começar o trabalho.

    Loading...
  2. Faça uma trincheira de 45 cm até a área onde a fiação será instalada. Instale o conduíte no fundo da trincheira, colocando a fiação através do conduíte até o ponto onde a lâmpada será instalada.

  3. Remova os componentes internos da luminária. Primeiramente, você deverá instalar a carcaça para a lâmpada no concerto e só então instalar a luminária, depois que ele secar. Coloque a caixa de luz na trincheira e utilize barras de ferro para prendê-la ao piso.

  4. Puxe a fiação através da entrada da carcaça, selando-a com o composto de selagem. Preencha a entrada do conduíte com o epóxi de duas partes, para protegê-lo, e proteger também a fiação, contra a umidade.

  5. Despeje pelo menos 8 cm de um material de drenagem (areia ou cascalho) no fundo da trincheira, certificando-se de que ele não esteja no mesmo nível que a carcaça para a luminária.

  6. Despeje o concreto na trincheira, certificando-se de que o topo da carcaça esteja alinhada ao concreto, e então deixe-o secar.

  7. Instale os componentes elétricos na carcaça da lâmpada. Instale a lâmpada correta e cubra-a com uma tampa de proteção, caso esteja inclusa.

Loading...

Aviso

  • Caso não se sinta confortável ao trabalhar com conduítes, contrate um eletricista para preparar a fiação antes que você despeje o concreto.

O que você precisa

  • Luminária especial para fiação subterrânea e concreto
  • Material de drenagem: areia ou cascalho
  • Composto para a selagem de tubulações
  • Epóxi de duas partes
Loading ...
Loading ...