×
Loading ...

Como instalar uma luminária de embutir no teto

Luminárias de embutir utilizadas em cozinhas e outras áreas modernizam a aparência de uma casa criando um apelo estético através do direcionamento vertical para baixo da fonte de luz. Já que as luminárias ficam no teto, nada fica pendurado, o que poderia criar uma sensação de bagunça. É importante escolher a posição da luminária, pois a localização depende da área do cozinha que será iluminada. Kits de iluminação podem ser encontrados na maioria das lojas de bricolagem e de materiais elétricos.

Instruções

As luminárias para a cozinha são embutidas no teto (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Com um lápis, marque a área no teto da cozinha onde a luminária será instalada. Passe o detector de obstáculos pelo teto para verificar se não há vigas no local. Posicione o molde do kit da luminária na marcação e passe um lápis em volta para criar um círculo no teto. Corte em volte do círculo utilizando uma serra para gesso ou um estilete. Remova a seção circular do teto.

    Loading...
  2. Passe o cabo elétrico da fonte de energia, que geralmente é um interruptor, a não ser que esteja instalando um interruptor dedicado para a luminária, até o local do furo, empurrando 40 cm do cabo através do buraco. Não conecte o fio à fonte de energia. Esse processo pode ser feito com um arame para puxar fios ou diretamente, casa haja um sótão sobre a cozinha. Com o estilete, descasque 20 cm da capa externa do cabo de bitola 14/2 e corte fora a capa solta. Descasque 9,5 mm da cobertura de plástico das pontas dos fios preto e branco utilizando o alicate.

  3. Utilize a chave de fenda para desparafusar e remover a tampa da caixa de distribuição da luminária. Enfie 20 cm do fio da ponta do cabo elétrico no buraco de acesso na lateral da caixa. Com a chave de fenda, aperte a abraçadeira em volta desse buraco para prender os fios. Segure a ponta do fio preto da luminária junto com o fio preto que está entrando e junte-os com um conector de torção. Faça o mesmo com os fios branco e terra da luminária, prendendo-os à fiação correspondente. Recoloque a tampa da caixa de distribuição.

  4. Enfie o corpo da luminária no furo no teto de modo que fique nivelada com ele. Puxe as quatro presilhas na parte de dentro da luminária para prendê-la no gesso.

  5. Posicione a aba circular na parte de baixo da luminária encostada no teto. Empurre as molas da aba circular e prenda-as nos ganchos correspondentes dentro da luminária. Em seguida, coloque a lâmpada.

  6. Chame um eletricista para conectar a ponta do cabo elétrico à fonte de energia elétrica ou para instalar e conectar um interruptor dedicado para a luminária.

Loading...

Dicas

  • Embora o kit de iluminação venha com conectores de torção, verifique se o tamanho deles é adequado para o cabo de bitola 14/2.

O que você precisa

  • Lápis
  • Detector de obstáculos
  • Kit de iluminação
  • Serra para gesso
  • Cabo elétrico 14/2
  • Estilete
  • Alicate descascador de fios
  • Chave de fenda
  • 3 conectores de torção

Referências

Loading ...
Loading ...