×
Loading ...

Intoxicação por permetrina

Donos bem-intencionados de gatos tentando ajudar os seus bichinhos podem acabar machucando-os ou até levando-os a morte quando usam erroneamente produtos específicos para cães. A intoxicação por permetrina ocorre frequentemente quando os donos usam sprays anti-pulgas para cães em seus gatos.

Alguns produtos feitos para cães são tóxicos para seu gato (cloud of poison image by Anton Gvozdikov from Fotolia.com)

Produtos que contém permetrina

A permetrina é encontrada em diversos tipos de produtos para cuidados caninos, como xampus, sprays e pipetas de tratamento e prevenção de infestação por pulgas. Apesar de normalmente estar indicado que esses produtos são para uso exclusivo em cães, algumas pessoas cometem o erro de pensar que produtos criados para cães pequenos podem ser usados em gatos. Outros acreditam que o uso em pequenas quantidades não prejudicará os felinos. Mas esse pode ser um erro fatal. A permetrina, mesmo em pequenas quantidades, pode ser devastadora para um gato.

Loading...
Gatos são altamente sensíveis a permetrina (Cat image by Develio13 from Fotolia.com)

Como a permetrina funciona

A permetrina mata as pulgas atacando o sistema nervoso. Na maioria dos animais, essas toxinas são rapidamente quebradas pelo fígado e não prejudicam a saúde. Os gatos, no entanto, não conseguem quebrar essa toxina rápido o suficiente e são altamente sensíveis a esse inseticida em particular. Apenas produtos especificamente produzidos para gatos podem ser usados em seu amigo felino.

Sinais de intoxicação

Os sinais da intoxicação por permetrina tipicamente ocorrem dentro de 72 horas da exposição. Um gato exposto a essa toxina apresenta tremor por todo o corpo e até convulsão. Outros sinais de intoxicação são hiperexcitabilidade, depressão, vômito, diarreia, anorexia e morte. Os donos de animais devem ficar atentos, pois até mesmo um gato que não tenha sido diretamente tratado com a permetrina pode ser afetado. Um gato que lambe ou se esfrega em um cão que está passando por um tratamento pode desenvolver esses sintomas.

Tratamento

Um gato que apresenta os sinais de intoxicação por permetrina deve ser tratado imediatamente por um veterinário, que primeiro deve tratar o tremor colocando o gato em soro intravenoso e, quando ele estiver estável, banhá-lo vigorosamente usando um sabonete neutro para remover qualquer toxina restante. A temperatura do animal também deve ser atentamente monitorada, já que animais com intoxicação por permetrina podem sofrer de hipertermia. Os gatos que recebem tratamento imediato normalmente apresentam um bom prognóstico e podem voltar para casa dentro de 24 a 48 horas após o início do tratamento.

Prevenção

A melhor prevenção para a intoxicação por permetrina é orientar os donos para seguir cuidadosamente as indicações do produto. A Associação Americana de Medicina Veterinária recomenda que os produtos sejam claramente rotulados para explicar aos consumidores dos perigos do uso incorreto. A maioria dos tratamentos anti-pulgas é específico para um animal e peso. Se as orientações forem cuidadosamente seguidas, a intoxicação por permetrina pode ser evitada. Se o seu gato começar a exibir os sinais da intoxicação, quanto mais rápido você levá-lo ao veterinário, melhor.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...