×
Loading ...

Quem inventou os freios ABS?

Os freios ABS (Anti-lock Braking System) existem desde a década de 20, mas apenas vários anos depois eles foram desenvolvidos com sucesso para carros. Várias pessoas, começando por Gabriel Voisin, contribuíram para o desenvolvimento do ABS, que foi criado inicialmente para aviões.

Os primeiros freios ABS para carros foram desenvolvidos apenas em 1960 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

História

Gabriel Voisin inventou os primeiros freios antibloqueio em 1929 para resolver os problemas que os aviões tiveram com frenagem, já que é quase impossível limitar o freio de um avião.

Loading...

Período de tempo

Levou cerca de uma década após o desenvolvimento dos primeiros freios ABS para carros, na década de 60, até que os primeiros ​​freios confiáveis desse tipo fossem inventados.

Prevenção / solução

Os britânicos Jensen FF e Ford Zodiac foram os primeiros veículos comerciais com freios ABS, mas eram caros e não confiáveis. O Chrysler Imperial, de 1971, teve o primeiro sistema confiável com o "Sure Brake" (freio seguro), da Bendix Corporation's.

Efeitos

A General Motors adicionou seu sistema anti-bloqueio "Trackmaster" em 1971, como uma opção nos Cadillacs de tração traseira. A Robert Bosch e o primeiro freio ABS para rodas Teldix foram lançados em 1978, no Mercedes-Benz S-Class.

Importância

Os primeiros freios ABS eletrônicos/hidráulicos para motocicletas estrearam em 1988, com a BMW K100. Após 10 anos, a Honda e a Suzuki lançaram motocicletas com freios antibloqueio.

Loading...
Loading ...
Loading ...