Como inverter os polos de um imã
compass conflict image by Accent from Fotolia.com
O processo envolvido em inverter os polos de um imã depende se o imã é um eletroímã ou um imã permanente. O eletroímã é um imã temporário alimentado por eletricidade. Um fio é enrolado em torno de um núcleo de ferro. As extremidades do arame ficam ligadas a uma bateria, produzindo uma corrente elétrica que magnetiza seu núcleo de metal. Um imã permanente é uma substância capaz de gerar seus próprios campos magnéticos permanentemente. O processo de inverter internamente os pólos magnéticos de um imã é mais fácil de se realizar com um eletroímã do que com um imã permanente.
Eletroímã
Step 1
Desligue a fonte de alimentação que você está usando para alimentar seu eletroímã.
Step 2
Desconecte o fio condutor do conector terminal negativo de sua fonte de alimentação. Desconecte o fio condutor do conector terminal positivo de sua fonte de alimentação.
Step 3
Reconecte o fio condutor que você desconectou do conector terminal negativo no conector terminal positivo. Reconecte o fio condutor restante que você desconectou do conector terminal positivo no conector terminal negativo. Isso vai reverter a polaridade da bateria e mudar a direção da corrente elétrica. Mudando a direção da corrente você inverte os pólos do eletroímã.
Step 4
Ative a corrente elétrica ligando a fonte de alimentação.
Imã permanente
Step 1
Bobine um fio de cobre isolado apertado em volta de um imã permanente. Enrole a bobina na direção da polarização do imã. Deixe pelo menos 5 centímetros de fio livre em cada canto.
Step 2
Conecte os finais dos fios nos terminais de uma fonte de alimentação de corrente contínua, organizando a conexão para que a corrente corra no sentido oposto norte/sul do campo magnético do imã permanente.
Step 3
Ative a corrente elétrica ligando a fonte de alimentação.
Recursos
Dica
- A maneira mais fácil de inverter os polos de um ímã permanente é simplesmente girar fisicamente o ímã em 180 graus.
- Dependendo da coercividade (intensidade magnética necessária para desmagnetizar o ímã) do material que compõe o ímã permanente, reverter internamente o campo magnético pode requerer uma quantidade considerável de energia. Você pode usar a lei de Faraday para calcular a quantidade de voltagem necessária e a duração de tempo que você precisa para fazer a corrente elétrica correr para inverter o campo magnético de seu ímã permanente.
Sobre o Autor
Maya Austen began freelance writing in 2009. She has written for many online publications on a wide variety of topics ranging from physical fitness to amateur astronomy. She's also an author and e-book publisher. Austen has a Bachelor of Arts in communications from the New England Institute of Art and currently lives in Boston, Mass.
Créditos Fotográficos
compass conflict image by Accent from Fotolia.com