Como inverter os polos de um imã

••• compass conflict image by Accent from Fotolia.com

O processo envolvido em inverter os polos de um imã depende se o imã é um eletroímã ou um imã permanente. O eletroímã é um imã temporário alimentado por eletricidade. Um fio é enrolado em torno de um núcleo de ferro. As extremidades do arame ficam ligadas a uma bateria, produzindo uma corrente elétrica que magnetiza seu núcleo de metal. Um imã permanente é uma substância capaz de gerar seus próprios campos magnéticos permanentemente. O processo de inverter internamente os pólos magnéticos de um imã é mais fácil de se realizar com um eletroímã do que com um imã permanente.

Eletroímã

Passo 1

Desligue a fonte de alimentação que você está usando para alimentar seu eletroímã.

Passo 2

Desconecte o fio condutor do conector terminal negativo de sua fonte de alimentação. Desconecte o fio condutor do conector terminal positivo de sua fonte de alimentação.

Passo 3

Reconecte o fio condutor que você desconectou do conector terminal negativo no conector terminal positivo. Reconecte o fio condutor restante que você desconectou do conector terminal positivo no conector terminal negativo. Isso vai reverter a polaridade da bateria e mudar a direção da corrente elétrica. Mudando a direção da corrente você inverte os pólos do eletroímã.

Passo 4

Ative a corrente elétrica ligando a fonte de alimentação.

Imã permanente

Passo 1

Bobine um fio de cobre isolado apertado em volta de um imã permanente. Enrole a bobina na direção da polarização do imã. Deixe pelo menos 5 centímetros de fio livre em cada canto.

Passo 2

Conecte os finais dos fios nos terminais de uma fonte de alimentação de corrente contínua, organizando a conexão para que a corrente corra no sentido oposto norte/sul do campo magnético do imã permanente.

Passo 3

Ative a corrente elétrica ligando a fonte de alimentação.

Mais recentes

×