O isolamento de um forno com tijolo refratário ajuda a impedir que o calor escape. Com esse tipo de tijolo é possível fazer o isolamento do forno aumentando sua eficiência, pois será preciso menos material combustível para aumentar o fogo, consequentemente poupando-se dinheiro. Ao usar esse tipo de tijolo, utilize argamassa refratária para manter a resistência da parede isolada.
Instruções
-
Com os tijolos, esboce uma estrutura em forma de U em volta do forno. Não use argamassa por enquanto. Posicione os tijolos aproximadamente a 30 cm do próprio forno, dando espaço suficiente para fazer limpezas atrás da unidade quando necessário. Além disso, mantenha a frente do forno aberta para que você tenha acesso às partes de funcionamento dele. Remova os tijolos.
Loading... -
Misture uma porção de argamassa refratária com água num carrinho de mão até que tenha atingido uma consistência semelhante à da pasta de amendoim.
-
Aplique a argamassa no chão, no local desejado. Depois de colocar o primeiro tijolo, toque-o com a coronha da colher e em seguida use um nível para que não fique torto. Então passe a argamassa em um lado do próximo tijolo e coloque-o sobre o primeiro posicionando-o no local desejado. Continue dessa maneira até que você tenha construído toda a primeira fileira, verificando constantemente com o nível para ter certeza de que os tijolos estão em linha reta.
-
Sente as outras fileiras de tijolos até que tenha construído um muro acima do nível do forno. Enquanto isso, deixe lacunas de acesso ao forno como espaço para o medidor de temperatura ou limpezas. Não coloque tijolos refratários ou argamassa nas saídas de fumaça ou diretamente na superfície do forno.