Um jeito diveritdo de ensinar arredondamento no ensino fundamental

••• Phil Ashley/Lifesize/Getty Images

O arredondamento de números é um método de estimar uma resposta para um problema de matemática (veja a seção "Referência 1"). Essa técnica ajuda na resolução de cálculos de cabeça e auxilia as crianças do ensino fundamental a realizar exercícios complexos. Arredonde para baixo um ou dois números que terminam em 1, 2, 3 ou 4, e os que terminem em 5, 6, 7, 8 ou 9, arredonde para a próxima dezena. Ao trabalhar com números de três dígitos, arredonde os números terminados em "01" a "49" para a centena anterior, e os que terminam em "50" a "99" para a próxima centena.

Passo 1

Nomeie todos os cartazes com uma das "centenas" de 100 a 900. Escreve o número em um tamanho que possa ser facilmente identificado.

Passo 2

Nomeie os cartões de 40 a 60 como números entre 101 e 899, como 182, 737 e 685.

Passo 3

Cole os cartazes no chão em ordem, de 100 a 900, ou coloque-os sobre uma área externa seca. Divida as crianças em grupos de sete ou oito integrantes.

Passo 4

Entregue um cartão à primeira criança de cada grupo. Elas deverão arredondar o número do cartão para a "centena" mais próxima e permanecer em pé sobre ou lado do seu respectivo cartaz.

Passo 5

Dê um ponto para cada grupo que arredondar corretamente. Assim que realizar uma etapa, cada integrante deve voltar ao fim da fila do seu grupo.

Passo 6

Repita o processo várias vezes e prossiga com o jogo até que as crianças entendam o conceito de arredondamento.

Passo 7

É possível variar o jogo acrescentando mais cartões de índice e controlando o tempo que cada grupo tem para realizar a etapa e misturar a ordem dos cartazes.

Mais recentes

×