×
Loading ...

Jeitos adequados de segurar gatos

É importante saber como segurar um gato da maneira correta, para que tanto o gato como a pessoa que o está segurando fique em segurança. Abraçar seu gato é algo completamente diferente do que ter que segurá-lo por outras razões. Saber as diferenças entre as maneiras de segurar também ajuda a melhorar os cuidados com o seu gato e atender às suas necessidades, da hora do banho à hora de brincar. Para que você socialize seu gato, faça com que ele tenha contato com o maior número de pessoas que conseguir.

As crianças devem ser ensinadas a serem gentis com os gatos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Pegando o Gato

Quando for pegar um gato ou filhote, coloque uma mão embaixo do peito e a outra embaixo das ancas; com as patas da frente apoiadas no seu antebraço, puxe o gato para perto do seu corpo e sente-o no seu colo. Se seu gato resistir enquanto você estiver segurando-o, ponha-o de volta no chão. Continue tentando até que o gato aprenda que segurá-lo também é algo positivo.

Loading...
Nunca segure um gato contra a vontade dele. Quando ele estiver pronto para sair do seu colo, deixe-o (Comstock/Comstock/Getty Images)

Alimentando os Gatos

Durante a primavera, muitas pessoas encontram gatos na rua e querem pegá-los para criar. Para segurar uma gato enquanto ele come, é necessário fazer isso de modo que o gato fique de bruços, enquanto ele se alimenta numa tigela. Os perigos de alimentar um gato de barriga para cima, como um bebê, é que o gato pode se engasgar ou pegar uma pneumonia, resultado da ida de comida ou água para os pulmões.

Gatos possuem um espírito de liberdade e sua vontade não deve ser contrariada (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Segurando pelo Pescoço

Segurar pelo pescoço é algo que somente a mãe do gato faz, para transportá-los, ou profissionais veterinários treinados. Ele não deve ser usado para machucar um gato ou filhote. Isso só deve ser feito em casos severos como numa agressão contra outro gato ou contra humanos. Existe a possibilidade de causar uma injúria grave ou de quebrar a vértebra cervical do gato, caso você tente segurá-lo pelo pescoço e faça isso muito rápido.

Não segure um gato pelo pescoço a não ser que você tenha sido ensinado por um profissional (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Dando Banho

Gatos não precisam tomar banho a não ser que eles estejam visivelmente cobertos de sujeira ou terra. Ocasionalmente, um gato adulto precisa de um banho, dependendo da raça e da pelagem. Se você der banho no seu gato, use uma toalha para enrolá-lo enquanto estiver molhando a pelagem. Isso impedirá que ele fique se contorcendo para fora da banheira ou fique arranhando o chão.

Segurando seu Gato

Sempre dê apoio aos quadris, com as patas da frente apoiadas em sua mão esquerda e sua mão direita segurando o peitoral. Se você estiver sentado, você achará mais fácil segurar seu gato, pois ele se sentirá mais seguro com você do que se você estivesse de pé ou andando. Caso você estiver andando e o gato se contorcer e resistir, permita que ele pule do seu colo, ou você correrá o de ser arranhado ou mordido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...