×
Loading ...

Jogos de contagem para alunos da educação infantil

As crianças da educação infantil aprendem a contar nessa fase escolar. Os professores desse grupo de alunos podem ensinar isso, usando jogos e atividades divertidas. A maioria das crianças entre três e seis anos contam em ordem os números de um a dez, mas quando começam realmente contar itens; elas passam a associar o número com certa quantidade.

As crianças da educação infantil aprendem a contar por meio de atividades e jogos divertidos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ciranda cirandinha

Esta brincadeira, ciranda cirandinha, é uma maneira de os professores associarem a contagem a uma atividade divertida. As crianças ficam em círculo, de mãos dados e cantando uma música. Ao final desta, todos se abaixam e não levantam até terminar a contagem. O professor pode escolher contar até dez antes de todos se levantarem ou pode pedir para contarem de dois em dois ou de cinco em cinco, se as crianças já souberem fazer isso.

Loading...

Forminhas

Use a atividade das forminhas com os alunos da educação infantil para eles aprenderem a reconhecer números, classificar e contar. O professor escreve os números de um a dez com um pincel atômico sobre as forminhas de papel para cupcake, que ficarão sobre uma mesa ou dentro de uma forma maior para assar os cupcakes. As crianças recebem itens variados como bolas de gude, fichas ou moedas e depois colocam o número apropriado de itens em cada forminha. O professor pede para as crianças colocarem oito bolas de gude na forminha marcada com o número "8" e cinco fichas na que estiver escrito "5".

Caça ao tesouro

Faça uma caça ao tesouro na sala de aula com os alunos da educação infantil. Peça para eles contarem itens específicos, como o número de janelas. A lista pode ter várias coisas para eles contarem: sapatos, caixas de lenços de papel, lixeiras, relógios e portas.

Brincadeira com tampas e potes

Faça uma brincadeira com alguns potes e tampas para que os alunos aprendam a contar. Desenhe certa quantidade de pontos em várias latas grandes, eles representam o número de cada lata. Depois pegue uma tigela cheia de tampas de garrafa ou alguns objetos pequenos e peça para as crianças os arremessarem para dentro das latas, conforme a quantidade de pontos desenhados nelas; ou seja, se a lata tiver quatro pontos, as crianças devem jogar quatro tampas dentro dela.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...