×
Loading ...

Jogos para deficientes mentais

Educadores, terapeutas e especialistas costumam integrar jogos em seus programas para pessoas com deficiências mentais. Os jogos não apenas promovem diversão para crianças e adultos, mas também reforçam ou desenvolvem habilidades sociais e individuais. Você pode usar jogos na terapia como parte regular de um programa para clientes com deficiência mental, ou apenas tornar atividades diárias mais divertidas e diversificadas. O emprego de jogos é uma forma de estimular participantes com deficiências a se expressarem com mais criatividade.

Jogos podem ser tanto recreativos como terapêuticos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Resolução de problemas

Jogos que envolvam várias tarefas ou experimentos para encontrar uma solução estimulam habilidades cognitivas de resolução. O objetivo em jogos desse tipo é oferecer uma atividade que estimule interesses sem se tornar muito desafiadora. Comece com atividades individuais, como quebra-cabeças ou blocos de construção. A partir disso, siga para jogos de grupos, como trabalho coletivo para construir uma rampa de brinquedo para carros.

Loading...

Jogos com música e dança

Estimule as habilidades motoras, musicais e espaciais dos participantes com jogos que envolvam música, ritmo e movimento. Um simples jogo de Siga o Mestre faz com que deficientes mentais se movam de formas variadas. Inclua ações como andar, curvar-se ou correr para instigar dança e mímica de animais. Desenvolva gosto pela música e ritmo com jogos de bater palmas. Brinque de "Estátua" com os participantes, parando junto com a música. Cante também músicas que incorporem movimentos do corpo, como "Cabeça, Ombro, Joelho e Pé".

Jogos sociais

Jogos de roda ou grupos que estimulem conversa ajudam as habilidades sociais de pessoas com deficiência mental. Peça para o grupo todo sentar em círculo e comece dizendo seu nome, para depois perguntar os dos outros. Com uma bola, role-a para alguém na roda e peça para fazerem o mesmo, passando a vez para outros. Encoraje atividades em dupla para socializar durante um jogo de Adivinhe a Diferença. As duplas deverão ficar cara a cara e analisarem umas às outras, para depois mudarem algo enquanto o parceiro não vê e tentarem descobrir o que mudou.

Jogos de cooperação

Jogos de cooperação oferecem diversão enquanto estimulam um ambiente social. Peça para que passem bolas de um lado a outro da sala sem que a derrubem no chão. Estabelecer um objetivo estimula a cooperação e o trabalho coletivo, como construir torres altas de blocos de construção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...