Jogos de gramática para explicar o Present Continuous

Os alunos devem compreender melhor a gramática para falarem e escreverem bem

Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Os verbos conjugados no Present Continuous são usados para dizer o que fazemos naquele momento, como por exemplo nas frases: "I am watching television" e "He is playing the ball". Podem ser conjugados na forma negativa como, por exemplo, em "You are not going to the store" e na interrogativa como em "What are they singing?" Por vezes, os alunos acham difícil compreender o significado dessa forma verbal e não sabem a diferença entre ela e a forma verbal do Simple Present. Faça jogos interativos com os alunos para ajudá-los a entender quando devem usar os verbos no Present Continuous.

Imagens

Reveja as diferenças entre Present Simple e Present Continuous com as crianças. Elas já devem saber o Present Simple. Pergunte-lhes o que fazem todos os dias pela manhã antes de chegarem à escola. As suas respostas devem ser: "I wake up", "I take a shower" ou "I eat breakfast". Em seguida, pergunte aos alunos "Are you eating breakfast now?" Pergunte-lhes questões diferentes como essa e as crianças começarão a compreender a diferença. Depois, introduza frases negativas e interrogativas como "No, I'm not eating a sandwich now" ou "Are you eating a sandwich?" Distribua algumas imagens de pessoas e animais às crianças. Circule pela sala e obtenha respostas sobre o que as crianças veem na imagem: "He is climbing a tree." ou "The dog is smelling the fence." Quando as crianças estiverem familiarizadas com todas as imagens, coloque-as aos pares e peça que adivinhem o que está na imagem dizendo frases na forma negativa, como por exemplo "My person is not swimming in a lake. He is not dancing at the ball."

Mímica

Retire um aluno da sala para o corredor e diga-lhe que ele deve entrar na aula dentro de um minuto e representar através de gestos a frase "fazer escalada nas montanhas". Retorne à sala e diga aos outros alunos que eles devem tentar adivinhar o que o colega está fazendo, mas não dar a resposta certa: "Hiking in the mountains." Você obterá muitas risadas das crianças à medida que elas forem adivinhando outras coisas deixando frustrado o aluno que está fazendo a mímica. Outra variante para esse jogo é fazer com que os alunos adivinhem o que outro colega está representando através de gestos e sons.

Flashcards

Entregue três flashcards a cada aluno, de modo que cada um tenha um flashcard com as imagens de um menino e de uma menina; outro que mostre uma ação e um terceiro que mostre um local. Os alunos devem perguntar ao colega que está no círculo: "Is the girl walking to the museum?" Em seguida, ele deve abanar a cabeça dizendo sim ou não à medida que for ouvindo a frase, de modo que o colega que fez a pergunta saiba se está no caminho certo para adivinhar o que está nos três flashcards, ou seja "girl", "walking" e " museum". Se o jogador que está no círculo tem os três cartões com as imagens sugeridas na pergunta, ele deve entregá-los ao colega que fez a pergunta. Se não, ele continua com os cartões mas deverá dizer ao colega se adivinhou algum dos flashcards para que este possa dar uma resposta diferente da próxima vez.

Pensando nisso

Peça aos alunos que escrevam o maior número de acontecimentos que conseguem ver do lado de fora da janela, na sala de aula ou em uma imagem. O aluno que escrever o maior número de frases vence o jogo. O professor poderá também dizer uma frase no Present Continuous e duas equipes de alunos procurarão imagens que se relacionem com essa frase em revistas ou em flashcards.

Relações de família

O aluno descreverá para o colega o que m membro da sua família faz e o outro deve adivinhar qual a relação familiar entre ambos. O aluno deve começar proferindo afirmações vagas.

eHow Brasil
×