×
Loading ...

Como fazer joias com fio de seda

O fio de seda é um material resistente para a fabricação de joias com contas ou pérolas e, geralmente, é mais usado quando o projeto exige que cada componente seja atado, como no caso de um colar de pérolas. Alguns artistas utilizam o fio de seda para formar desenhos de contas costuradas, mas a seda tende a se desgastar e, assim, padrões complexos de pontos podem ser desafiadores. Encerar os fios de seda é uma opção para evitar o desgaste. Para fazer joias simples com contas ou pérolas e fio de seda, será necessário antes aprender a dar os nós entre cada conta.

Instruções

Colar de pérolas com nós (white pearl necklace image by Simone Sampaolesi from Fotolia.com)
  1. Corte 90 cm de fio de seda.

    Loading...
  2. Passe o fio pelo recipiente da cera, enfiando-o através do olho da agulha e puxando cerca de 38 cm. A extremidade mais longa do fio é a que será trabalhada; a outra será trabalhada à medida em que a joia é feita.

  3. Ate um nó de cirurgião a 7,6 cm da extremidade do fio. Para fazer esse nó, forme um laço com o fio e passe a extremidade através dele duas vezes. Aperte o nó próximo à extremidade do fio. Cruze a extremidade esquerda sobre a direita, passe uma vez dentro do laço e aperte o nó.

  4. Coloque na agulha uma conta com um buraco central pequeno, como uma pérola, sobre o nó de cirurgião. Se você for destro, segure o fio sobre a conta entre o polegar e o dedo médio da mão esquerda; caso seja canhoto, use a mão direita. A conta deve estar pendurada abaixo de seu polegar e sua palma deverá estar direcionada a você.

  5. Faça um laço ao redor dos dedos médio e indicador da mão que segura a conta. Segure o laço com o polegar e puxe o fio dentro dele.

  6. Insira a pinça através do laço para segurar firmemente o fio sobre a conta e certifique-se de segurar o fio quando sair da conta; não deve haver espaços entre a conta e a pinça.

  7. Puxe o fio para apertar o laço em um nó, que deverá estar sobre a pinça. Relaxe o aperto da pinça sobre o fio.

  8. Empurre o nó com a ponta da pinça até que ele esteja apertado contra a conta.

  9. Repita os passos 4 a 8 para criar o comprimento desejado de contas para a joia. Amarre a extremidade do fio em uma das seções do fecho e amarre a outra nos 7,6 cm de fio deixados no passo 3.

Loading...

Dicas

  • Cubra cada nó com uma gota de cola para bijuterias.

O que você precisa

  • Fio de seda
  • Tesoura
  • Cera para corda
  • Agulha
  • Contas com buraco pequeno
  • Pinça
  • Fecho
  • Cola para bijuterias

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...