×
Loading ...

Como fazer uma lamparina usando potes de vidro para compotas

O aumento do custo da energia elétrica poderá pesar nas contas de cada mês. Existem outras opções para ter luz adicional, como as velas e lanternas a pilha, que não utilizam a energia da casa, mas a cera da vela poderá fazer sujeira e as pilhas também custam dinheiro. Uma lamparina à base de óleo é barata, duradoura, não faz sujeira e é gentil com a mãe natureza. Os potes de vidro para compotas são perfeitos para fazer, em casa, uma lamparina baseada a óleo.

Instruções

  1. Utilize um alicate para torcer uma extremidade do arame em forma de espiral em torno do pavio. Torça-o o suficiente para cobrir um total de 5 cm do pavio, mas deixe 6 mm da parte torcida aberto, acima da forma espiralada.

    Loading...
  2. Continue dobrando o arame alargado-o lentamente, como um espiral solto. Circule o arame cerca de duas a três vezes, até que fique plano na parte inferior e seja quase tão grande como o pote de vidro. A distância entre a ponta da espiral que envolve o pavio até o fundo do pote será cerca de 5 cm.

  3. Dobre o resto do arame perpendicularmente em relação à espiral, para que ele suba reto, saindo do pote.

  4. Dobre o arame restante para baixo, em torno da borda do pote, de modo que faça um gancho com vários centímetros de comprimento. Corte o excesso de fio.

  5. Despeje o azeite no pote até 6 mm abaixo da espiral enrolada em torno do pavio.

  6. Acenda a parte do pavio acima da espiral. A lamparina queimará por algumas horas antes que precise de mais azeite.

Loading...

O que você precisa

  • Alicate
  • Arame fino
  • Pavio
  • Pote de vidro para compota
  • Cortador de fio
  • Azeite de oliva

Referências

Loading ...
Loading ...