×
Loading ...

Como fazer leitelho caseiro

Leitelho tradicional é o líquido que sobra quando leite ou nata é batido até virar manteiga. Hoje, leitelho é o leite que azedou intencionalmente com bactérias de ácido lático. Ele adiciona sabor a produtos de panificação e uma leve picância a marinadas e frituras, e muitos frangos e peixes são mergulhados em leitelho antes de serem empanados com farinha para posterior fritura. Devido às suas várias aplicações, muitas receitas pedem leitelho. Pode-se, às vezes, ser caro ou difícil de encontrá-lo e, quando se encontra, as embalagens podem ser muito maiores que a quantidade que você precisa.

Instruções

Aprenda a fazer leitelho (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Coloque o leite no recipiente.

    Loading...
  2. Adicione o ingrediente ácido ao leite, mexa e deixe em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos. O leite começará a coalhar.

  3. Mexa bem o leitelho recém feito.

  4. Use o leitelho em receitas, conforme as instruções, ou guarde-o na geladeira até que precise usá-lo.

Loading...

Dicas

  • Se você tiver um pouco de tempo e um pouco de leitelho, você pode misturá-lo ao leite comum para fazer mais leitelho. Combine 3 xícaras e 1/2 de leite a 1/2 xícara de leitelho e deixe a mistura em temperatura ambiente ligeiramente quente por 24 horas. Você pode separar 1/2 xícara desta mistura para fazer ainda mais leitelho.
  • Você pode misturar 3/4 de xícara de iogurte tradicional com 1/4 de leite para fazer 1 xícara de substituto de leitelho.
  • Leite integral funciona melhor nesta receita, mas você pode usar qualquer tipo que deseje, até mesmo leite em pó. Leite desnatado produzirá leitelho com menor teor de gordura.

O que você precisa

  • Recipiente de vidro ou plástico
  • 1 xícara de leite integral
  • Ingrediente ácido (como 1 colher de sopa de vinagre branco ou suco de limão)

Recursos

Loading ...
Loading ...