×
Loading ...

Como lidar com um colega de trabalho traidor

Um bom colega de trabalho é algo a ser valorizado. Ele pode servir como um aliado, mentor ou instrutor. O colega que é funcionário de longa data tem um bom conhecimento e pode mostrá-lo as melhores maneiras de trabalhar em seu novo cargo. Um colega traidor, ao contrário, é uma distração negativa e deseja sabotar seus esforços. Lidar com esse tipo de colega requer paciência, educação e o desejo de contornar a situação.

Nem todo colega de trabalho é um aliado (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Lide com ele

Caso o traidor tenha sucesso, é provável que continue a atacar. É importante lidar com a situação imediatamente para estabelecer que você não aceita ser alvo de provocações. Seja discreto e profissional. Em particular, questione a razão do ataque e o que pode ser feito para que não se repita. Ao definir seus limites, o colega traidor saberá desde o início que você não tem medo dele. Ainda que oferecer a outra face seja considerado um movimento inteligente em alguns momentos, nesse caso pode convidar a novos ataques.

Loading...

Mantenha-se profissional

É uma reação humana o desejo de retribuir as provocações. Mas quando trata-se de um colega de trabalho traidor, os resultados podem ser muito negativos. Não rebaixe-se ao nível dele; continue a realizar suas tarefas com o maior profissionalismo, mesmo ao trabalhar imediatamente ao lado do traidor. Tente não incluir outros colegas no caso, já que isso pode apenas piorar a situação. O melhor é manter a cabeça fria.

Use os canais apropriados

O departamento de recursos humanos lida com situações desse tipo diariamente. Além disso, existem guias de conduta relacionados a esse tipo de conflito entre colegas de trabalho. Solicite uma reunião com seu supervisor, com o departamento de RH ou o sindicato. Esteja preparado para documentar o incidente em detalhes. Fazer uma reclamação com base em rumores infundados não é uma decisão inteligente. Leve provas concretas e mantenha-se calmo durante a apresentação de seu caso. Se tiver preocupações sérias sobre sua segurança, segurança do trabalho ou futuro profissional, discuta a transferência de departamentos ou ação semelhante.

Mantenha-se focado

O ataque no trabalho distrai, traz preocupação, irritação e pode envolver outros aspectos como uma grande nuvem de problemas. Respire fundo e lembre-se de manter-se focado nas tarefas de seu cargo. O traidor espera drenar suas energias, agindo às escondidas para prejudicá-lo. Não dê munição a ele, não seja visto como um mau profissional perante seus colegas e superiores. Continue a dar o melhor de si e suas conquistas falarão mais alto.

Desista

Caso não seja possível deter as ações do colega traidor, independente do número de vezes que você tentou, pode ser hora de desistir. Se o trabalho tornou-se insuportável e não existem outras opções, considere uma mudança de empresa. Atualize seu currículo, solicite cartas de recomendação e siga em frente com uma atitude positiva.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...