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Como lidar com um funcionário com baixo desempenho no trabalho

Se um indivíduo que parecia forte em uma entrevista revela-se um profissional com baixo desempenho, é sua função ajudá-lo a acelerar o trabalho ou seguir para outra empresa. Além disso, se um empregado que era forte começa a ter mau desempenho, você terá que lidar com a situação para encorajá-lo a voltar ao ritmo anterior ou a enfrentar as consequências. As competências de gestão são testadas exaustivamente quando se trata de lidar com um trabalhador de desempenho baixo, mas algumas dicas simples podem ajudá-lo a resolver a situação com empatia e firmeza.

Instruções

Um empregado de desempenho fraco pode impedir toda a equipe de obter uma performance ideal (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)
  1. Reúna-se com o funcionário em questão para informá-lo sobre as responsabilidades de trabalho dele e as suas expectativas de desempenho específicos para se certificar de que não haja confusão. Não pressuponha imediatamente que o trabalhador é totalmente responsável pelo mau desempenho.

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  2. Ofereça ajuda para retreinar o empregado em áreas específicas que permanecem um desafio. Junte o profissional fraco com um outro de forte desempenho para ele aprender truques e corrigir erros ou descuidos recorrentes específicos.

  3. Encaminhe seu empregado ao psicólogo da empresa, se houver a disponibilidade de um, caso você suspeite que as questões emocionais ou os problemas relacionais fora do escritório sejam responsáveis pelo mau desempenho.

  4. Sente-se com o funcionário e informe que o desempenho dele, no momento, não atende às suas expectativas. Explique que você tem oferecido todo o apoio possível para ajudar a melhorar o desempenho dele. Pergunte se o empregado tem alguma ideia sobre o que poderia ajudá-lo a tornar-se um profissional mais forte.

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Dicas

  • Se um funcionário não estiver dando conta das responsabilidades e demandas, pense em uma maneira de ajudá-lo a deixar a vaga com dignidade. Transfira-o a outro departamento ou ofereça algum tipo de indenização, juntamente com algumas palavras de incentivo.

Aviso

  • Se o profissional não melhorar depois de você ter tomado todas as medidas possíveis para oferecer apoio, você deve começar o processo de rescisão imediatamente. Não deixe que a empatia o afaste de uma equipe produtiva, caso contrário isso refletirá negativamente na sua capacidade de gerenciar uma equipe.

Referências

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