×
Loading ...

Como limpar caranguejos frescos que serão congelados

Para os amantes de frutos do mar, a carne de caranguejo é uma iguaria saborosa, que pode ser apreciada em saladas, guisadas e pratos principais. Limpar e preparar caranguejos frescos requer que você siga alguns passos, mas não é realmente difícil. Quando um caranguejo é limpo e a carne é removida da casca, ele pode ser imediatamente cozido ou então armazenado, para ser consumido futuramente.

Instruções

Escolha os melhores caranguejos no mercado para preparar uma receita saborosa (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque o caranguejo de costas, com as patas para cima.

    Loading...
  2. Coloque uma faca afiada e resistente na linha central do crustáceo, precisamente no meio da parte inferior do caranguejo.

  3. Empurre a faca contra o caranguejo com força, para matá-lo instantaneamente, partindo-o ao meio.

  4. Arranque a parte macia do abdômen do caranguejo, cujo formato remete a um avental, limpando, assim, a área da boca do crustáceo.

  5. Vire o caranguejo e retire a carapaça superior, colocando o polegar no espaço onde a área da boca está localizada e puxando-a para cima, com força. Dessa forma, o animal será facilmente partido ao meio.

  6. Retire as brânquias em forma de dedos.

  7. Remova os intestinos, que são brancos e resistentes. Eles estão localizados na parte central das costas do caranguejo. Retire qualquer gordura de coloração mostarda.

  8. Lave as duas metades do caranguejo em água corrente fria, para remover quaisquer sujeiras e entranhas.

  9. Remova a carne do corpo e das pernas do caranguejo, usando uma pequena forquilha, para retirar os pedaços que estão presos na perna do crustáceo.

  10. Coloque toda a carne do caranguejo em um saco plástico que possa ser levado ao congelador. Deixe a menor quantidade de ar possível na sacola.

  11. Mantenha a carne de caranguejo no congelador até o momento em que ela for consumida.

Loading...

Dicas

  • A carne de caranguejo que foi armazenada estará mole, quando for retirada do congelador. Ela será melhor aproveitada, entretanto, em sopas ou cozida em ensopados.

O que você precisa

  • Caranguejos frescos ao vivo
  • Faca de açougueiro afiada
  • Garfo pequeno
  • Saco plástico que possa ser levado ao congelador

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...