×
Loading ...

Como limpar manchas de lágrimas em Chihuahuas

As manchas de lágrimas, os pontos pretos que se formam nos cantos dos olhos do animal, podem ser um problema comum entre os cachorros, especialmente em raças de pequeno porte e pelos claros. As manchas são formadas quando há o acúmulo de lágrimas em volta do olho, o que provoca o aparecimento de bactérias e crescimento de levedura nessa área úmida. As manchas de lágrimas são um problema principalmente estético, mas podem ser sinais de uma doença, como uma inflamação, um objeto estranho preso no olho, dutos lacrimais obstruídos, alergias ou outras anormalidades do olho. Tosar seu Chihuahua regularmente e ter uma rotina de higiene boa manterá as manchas longe, mas se a causa for um problema de saúde, tratamento médico pode ser necessário.

Instruções

Aprenda a tirar as manchas de lágrimas de seu cachorro (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Limpando as manchas de lágrimas

  1. Verifique o olho de seu Chihuahua para ver se não há uma anormalidade que pode causar as manchas de lágrimas. Procure por vermelhidão, inflamação, lacrimejamento excessivo ou obstruções. Se algo estiver estranho, leve seu animal para um veterinário para procurar um tratamento médico.

    Loading...
  2. Limpe os olhos dele com um cotonete úmido ou um pano para remover quaisquer objetos estranho ou materiais que tenham se acumulado em volta do olho. Use um produto leve para limpeza de olho recomendados por seu veterinário ou água filtrada para limpar o olho; a água mineral pode causar manchas nos pelos do cachorros. Limpe a área em volta do olho todos os dias.

  3. Apare os pelos longos do olho do cachorro. O pelo em volta dos olhos guia as lágrimas para a pele e rosto, fazendo com que bactéria e levedura cresçam na área úmida. Aparar o pelo manterá essa área limpa.

Loading...

Dicas

  • Quando estiver aparando os pelos em volta do olho, pode ser necessário a ajuda de uma pessoa para segurar o Chihuahua enquanto você corta cuidadosamente o pelo. Mesmo que os Chihuahuas sejam pequenos, ter um par de mãos extras para acalmar o cão e segurá-lo com firmeza pode ser de grande ajuda.

Aviso

  • Alguns produtos caseiros para remoção manchas contém produtos como peróxido de hidrogênio e outros ingredientes para limpar as manchas de lágrima. Usar a quantidade ou força errada pode fazer mais mal do que bem para seu cão e deve ser evitado. Produtos sem prescrição estão disponíveis em pet shops e vem com instruções de uso detalhadas, oferecendo uma alternativa segura para tratar as manchas de lágrimas.

O que você precisa

  • Cotonetes ou pano macio
  • Água filtrada ou solução para limpeza de olhos
  • Tesoura pequena
  • Produtos de beleza sem receita

Referências

Loading ...
Loading ...