Como limpar a placa de bronze de um túmulo

As placas de bronze dos túmulos fornecem as últimas memórias para os entes queridos. Limpá-las uma ou duas vezes por ano, ajudará a mantê-las em boas condições. Você não precisará de produtos nem equipamentos especiais para poli-las, apenas de algumas coisas básicas como escovas, água destilada e detergente não-iônico juntamente com um pouco de esforço manual. A placa não parecerá como nova, pois a maciez do bronze tende a ter uma coloração natural esverdeada, como uma pátina, ao longo dos anos, mas uma boa limpeza ajudará a retardar a corrosão e o dano causado pelas intempéries.

Passo 1

Coloque o pano ao redor do monumento para proteger as plantas e pedras ao redor da placa. Coloque as luvas e o avental para proteger suas mãos e roupas.

Passo 2

Utilize uma escova de dentes para soltar a sujeira da superfície da placa e um espeto de bambu para soltar a sujeira ou detritos entre as letras ou outra decoração em alto relevo.

Passo 3

Esfregue a placa com uma escova umedecida com água destilada pura. Se ainda houver sujeira, misture um pouco de detergente não-iônico com a água destilada e esfregue novamente.

Passo 4

Lave a placa totalmente com mais água destilada. Se ela estiver muito suja, talvez tenha que repetir o processo de limpeza.

Passo 5

Deixe a placa secar completamente. Você pode deixá-la secar à temperatura ambiente ou utilizar panos macios para lustrá-la delicadamente e secar.

Mais recentes

×