×
Loading ...

Como liquefazer o metano através da compressão

O metano é um hidrocarboneto que pode ser encontrado tanto no estado líquido quanto gasoso e é representado pela fórmula química CH4, a qual significa que cada molécula de metano contém quatro átomos de hidrogênio e um átomo de carbono. Esse hidrocarboneto é um composto que queima facilmente, sendo utilizado como combustível em aplicações industriais. Além disso, ele é normalmente encontrado no estado gasoso em condições normais. É preciso exercer uma grande pressão sobre o composto, além de remover uma grande quantidade de calor, para convertê-lo para o estado líquido.

Instruções

O metano é um hidrocarboneto (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Conecte o recipiente contendo metano ao tanque criogênico utilizando o tubo de plástico. Ligue a válvula de alívio do recipiente para permitir o fluxo do metano para o tanque, fechando-a após a transferência de todo o gás. Remova o tubo de transferência.

    Loading...
  2. Deixe o metano resfriar no tanque de nitrogênio líquido por pelo menos 48 horas. Verifique a temperatura do tanque para certificar-se de que o conteúdo esteja a pelo menos -150ºC.

  3. Transfira o gás metano resfriado do tanque criogênico para o tranque a vácuo através do tubo de transferência, abrindo a válvula de alívio do tanque. Feche-a quando todo o gás tiver sido transferido.

  4. Configure a bomba a vácuo de forma que a pressão exercida sobre o metano seja de 46 atm. O gás condensará lentamente e formará um líquido no fundo do tanque.

Loading...

Dicas

  • Caso você solte o metano líquido, removendo o vácuo, ele voltará ao estado gasoso rapidamente. O transporte do gás requer a transferência para um recipiente que possa manter a pressão de 46 atm.

O que você precisa

  • Tanque criogênico para nitrogênio líquido
  • Tubo de plástico para a transferência do gás
  • Bomba de pressão a vácuo

Referências

Loading ...
Loading ...