×
Loading ...

Lista de raças de galinhas

A associação norte americana de aves domésticas, American Poultry Association, lista mais de 60 raças de galinhas ao redor do mundo. Todas essas raças provavelmente descendem de apenas uma espécie selvagem, o galo-banquiva. Reproduções seletivas a partir dessa espécie inicial criaram a diversidade de raças. Atualmente diferentes raças de galinhas são muitas vezes valorizadas por características específicas que podem ser comercialmente benéficas ou competitivas por natureza.

Galinhas variam no tamanho e na aparência (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As melhores raças poedeiras

Algumas raças de galinhas são altamente valorizadas por produzirem uma grande quantidade de ovos de qualidade. A australiana Australorp é uma raça de grande porte que produz grandes ovos de valor. A Ancona também é uma poedeira prolífica, assim como as raças Rode (Rhode Island) e Star. Todas as três possuem ovos de tamanho avantajado, com a Rode muitas vezes oferecendo ovos extragrandes. Outras raças valorizadas como poedeiras incluem a Cataluna, Delaware, Easter Egger, Hamburg e as variedades da Plymouth Rock, a carijó por exemplo. Entre as raças mencionadas, algumas são de duplo propósito e podem ser usadas para corte também.

Loading...

Raças de corte

Frango é uma ave doméstica comum em mesas de jantar em torno do mundo e algumas raças são criadas exclusivamente para a alimentação. A Jersey Giant foi originada para ser uma grande ave de corte e pode pesar mais de três quilogramas, porém, devido ao seu crescimento lento, ela não é muito explorada comercialmente. As raças Cornish, Cubulaya e Malay são todas valorizadas por sua carne. Outras espécies que também são utilizadas pela carne e ovos incluem as raças Dominique, Longshun, Orpington e New Hampshire Red breeds.

Raças de exposição

Mostras competitivas levaram a produção de algumas raças devido a sua plumagem atraente. A Cochinchina, por exemplo, é uma raça com plumagem espessa que pode ser preta, vermelha, azul e possuir muitas outras colorações. Raças como a Bantam prateada possuem uma plumagem fofinha em formato de bola com grandes plumas na cabeça. Existem muitas raças que são usadas para propósitos ornamentais ou competitivos, incluindo a Phoenix, Polonesa e a japonesa Yokohama. Essas raças ornamentais tendem a produzir ovos pequenos, de baixa qualidade e não são valorizadas por sua carne.

Raças raras

Com tamanha variedade de raças, é comum que algumas delas fiquem menos populares e como resultado da baixa reprodução, tornam-se raras. Raças como a Andaluza, valorizada por seu propósito ornamental e poedeiro, são raras. Isso ocorre porque criar aves que tenham cores específicas pode ser difícil, logo poucas pessoas tentam. Outras raças, como a Crevecoer, foram historicamente viáveis para corte e produção de ovos, porém acabaram sendo substituídas por outras raças. Raças raras ainda incluem as variedades Java, Sumatra, Appenzeller e Redcap.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...