Como fazer lixa

Faça uma lixa caseira com cola de animal e grãos de carbeto de silício

NA/AbleStock.com/Getty Images

Três componentes são necessários para se fazer lixa caseira. Eles são: material para o fundo, um agente ligante ou cola e grãos abrasivos. A cola mais comum utilizada em lixas baratas é a cola animal. Ela está disponível para compra tanto em forma líquida quanto em forma sólida. Esta última requer mistura e aquecimento antes do uso. Existem diversas marcas de cola animal no mercado. Confira em uma loja de produtos para artesanato. O abrasivo mais utilizado para se fazer lixa caseira é o carbeto de silício. Outras possibilidades de abrasivos incluem o óxido de alumínio, granada e cerâmica.

Step 1

Cubra uma superfície de trabalho com jornal. Posicione o papel de gramatura 200 g/m2 no centro do jornal.

Step 2

Esprema e aplique uma camada significativa de cola animal sobre a superfície do papel. Escove a cola de pele sobre a superfície com uma escova de espuma. Deixe a cola secar até ter a consistência de um gel. Isso levará entre três e 15 minutos, dependendo da temperatura do ambiente.

Step 3

Espalhe uma camada significativa de grãos de carbeto de silício sobre a superfície do gel. Deixe o gel endurecer por uma hora.

Step 4

Pegue a lixa caseira pelo canto. Gentilmente, bata o papel sobre a superfície com o jornal. Coloque a lixa caseira em um local seco e plano. Despeje qualquer resto de grão de carbeto de silício que tenha sobrado de volta no seu pote original.

×