×
Loading ...

Como lubrificar uma batedeira da KitchenAid

Quando a Hobart comprou a KitchenAid e criou as batedeiras K5SS, K45SS e KSM90, ela nomeou o batedor do eletrodoméstico de "engrenagem planetária". Essa é a montagem principal das batedeiras KitchenAid. Essas batedeiras antigas, porém, possuem uma engrenagem plástica que impede o produto de esquentar demais ou queimar. Lubrificar a batedeira vai demorar algumas horas, mas também economizará muito dinheiro em assistência técnica. Esse procedimento está descrito aqui em três seções: desmontar a batedeira, aplicar a graxa e remontar o produto.

Instruções

A batedeira da Kitchenaid fica de pé sozinha (Food mixer image by Foto Factory from Fotolia.com)

    Desmontando a batedeira

  1. Tire a batedeira da tomada. Para certificar-se de que nada caia no plugue, embale-o em um saquinho plástico.

    Loading...
    Utilize uma chave Phillips para os parafusos na parte de trás da batedeira (a screwdriver image by alri from Fotolia.com)
  2. Remova os dois parafusos de cabeça Phillips da parte de trás da batedeira para remover a tampa de metal que percorre o produto. Utilize uma chave Phillips para os parafusos na parte de trás da batedeira. Para proteger tanto o produto quanto a mesa de trabalho, forre uma toalha e deite a batedeira de lado sobre ela.

  3. Remova o pino que prende o conjunto da engrenagem planetária ao eixo central. Utilize uma ponta de 40 milímetros para retirar o pino e, consequentemente, a tampa da engrenagem. Remova a tampa com o auxílio de duas chaves de fenda. Retire os cinco parafusos no perímetro do batedor. Essa é a área que será lubrificada com graxa.

  4. Remova todos os quatro parafusos que unem a base ao topo da batedeira com o auxílio de uma chave Philips. Puxe o eixo anexo removendo-o da caixa de engrenagem e da carcaça do motor. O eixo anexo é a parte exterior coberta pela capa metalizada da KitchenAid.

    Lubrificando a batedeira

  1. Limpe a caixa de engrenagem. Raspe qualquer resíduo de graxa antiga com o auxílio de uma pequena espátula ou chave de fenda. Nesse mesmo local, coloque aproximadamente 170 g de graxa nova.

  2. Retire os três parafusos de cabeça Phillips que prendem a engrenagem sem-fim ao nicho superior. Erga a engrenagem. Verifique o eixo e o pinhão. No K45SS, esse eixo possui 11 dentes; já nos outros modelos, são 10. Engraxe levemente. Remova o pino para que você possa recolocar a engrenagem se necessário.

  3. Preencha o nicho superior com graxa. Utilize uma espátula para preencher a cavidade com a graxa nova e limpa.

    Remontando a batedeira

  1. Remonte o conjunto de engrenagem certificando-se de recolocar as arruelas onde elas estavam originalmente. Remonte a engrenagem sem-fim, o eixo e o pinhão.

  2. Posicione o conjunto sem-fim e o suporte na caixa de engrenagem certificando-se de que os pinos estejam alinhados. Aperte os três parafusos que prendem o suporte.

  3. Limpe a tampa da caixa de engrenagem e depois recoloque-a alinhando-a com os pinos e pressionando.

  4. Encaixe as partes superior e inferior da batedeira tomando cuidado para alinhar corretamente os pinos. Não faça força; as partes irão se encaixar facilmente. Recoloque a engrenagem interna em sua caixa. Alinhe os pinos com os furos e aperte os cinco parafusos. Assegure-se também de lubrificar os dentes do eixo interno com graxa.

  5. Aperte os quatro parafusos que seguram as partes superior e inferior da batedeira. Remonte o planetário tendo a certeza de engraxar levemente o eixo e todas as engrenagens. Posicione a caixa planetária remontada no sulco da batedeira e, em seguida, recoloque o pino e o copo de gotejamento.

Loading...

Dicas

  • Todas as batedeiras planetárias da KitchenAid são iguais, com a exceção de que o modelo K5SS possui um peso maior.
  • Um tubo de graxa de rolamento pode custar cerca de R$ 8 (preço de 2010), e usá-lo é muito mais econômico do que comprar graxa específica para eletrodomésticos.

O que você precisa

  • Chave Phillips pequena
  • Chave Phillips média
  • Chave de fenda média
  • Canivete
  • Palitos de picolé ou cinzel
  • Graxa de rolamento de roda
  • Desengordurante ou limpador de freio
  • Toalhas de papel ou trapos
  • Escova de dente velha
  • Saquinho plástico
  • Elástico

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...