×
Loading ...

Como fazer luvas de malha de aço

Luvas de malha de aço eram usadas na antiguidade como parte de armaduras, protegendo a mão de cortes e providenciando alguma proteção contra impactos ao distribuir a força. Elas podem ser feitas hoje em dia sem precisar aquecer o metal, mas tendo em mente que serão necessárias mãos muito fortes.

Instruções

Malha de anéis de aço (chain armour image by Sergey Goruppa from Fotolia.com)
  1. Corte o material acolchoado para encaixar nas laterais e na parte de trás das luvas de couro, e costure-as firmemente usando um fio resistente, lembrando que você pode simplesmente cobrir os quatro dedos para fazer uma luva parecida com as de boxe. É possível separar os dedos, mas isso requer mais trabalho e oferece menos proteção.

    Loading...
  2. Comece a malha passando quatro anéis fechados dentro de um aberto, e feche-o segurando-o com um alicate, enquanto usa o outro para fechar o elo. Coloque sobre uma superfície de forma a espalhar os anéis como se fosse a face de cinco pontos de um dado.

  3. Coloque dois anéis fechados em um anel aberto, e então coloque o mesmo anel aberto em dois dos anéis fechados existentes entre os cinco iniciais, para expandir a malha. Repita esse processo de colocar três anéis de cada vez até a malha ficar do tamanho adequado.

  4. Expanda a malha para os lados colocando dois anéis fechados em um anel aberto novamente, e fixando-o aos dois primeiros anéis do lado da tira de malha. Coloque um anel fechado em um aberto, e dessa vez coloque o anel aberto entre os anéis da malha que estiverem diretamente em cima e para o lado, repetindo até alcançar o final da tira.

  5. Continue acrescentando fileiras para a malha até alcançar a largura desejada, sendo que se ficar grande demais, você pode simplesmente remover anéis abrindo-os. Esse tipo de malha é chamada quatro-em-um.

  6. Construa uma malha para o tamanho adequado para as costas da mão, verificando repetidamente durante o processo, sendo que a malha deverá cobrir a parte detrás e dos lados da mão, mas não obstruir caso você queira segurar uma ferramenta ou arma.

  7. Faça um pedaço de malha para o polegar como um retângulo fino, e ligue-o com a parte detrás da mão de modo a fazer uma seção paralela, de 2,5 a 5 cm junto com a base do dedo.

  8. Estenda o retângulo da parte detrás da mão para fazer uma luva no estilo de boxe, lembrando que ela deverá ficar diagonal, pois os dedos mais curtos não precisam de tantos anéis quanto os dedos mais longos.

  9. Passe a correia de couro entre os anéis que formam a borda da malha para poder costurar.

  10. Costure a malha com a luva acolchoada, passando o fio pelo couro da luva e formando uma volta pela correia de couro. Lembre de não tentar costurar a malha diretamente, pois o atrito com os anéis desgastariam o fio.

Loading...

O que você precisa

  • Anéis de metal ou arruelas, tanto redondas quanto quadradas
  • Dois pares de alicates
  • Acolchoamento (como um cobertor grosso)
  • Agulhas (boas o suficiente para perfurar couro)
  • Correia de couro
  • Luva de couro
  • Linha resistente (como linho)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...