Doença do mofo branco em girassóis

O mofo branco pode ser devastador aos girassóis

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O mofo branco — causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum — é uma das mais destrutivas doenças que afetam os girassóis. Essa infeção de fungos é rápida e pode matar um girassol em duas semanas após atingir a planta.

Primeiros sinais

Quando um girassol fica infectado com o fungo Sclerotinia, formam-se lesões nas folhas da planta, hastes e nas pétalas. Nas folhas, essas lesões geralmente tem aspecto verde escuro e gorduroso ou inicialmente ficam encharcadas de água. Nas hastes, as lesões podem ir do branco-neve ao marrom-escuro e em áreas de alta umidade fica evidente o crescimento de fungo branco com penugens. O surgimento ocorre na primeira semana após a planta ficar exposta ao fungo.

Progressão da doenaça

As lesões no girassol frequentemente ficam escurecidas, espalhando-se quando a infecção fica mais severa. Isso geralmente ocorre por volta de duas semana após a planta ser infectada pelo fungo, que ao ficar escuro recebe o nome de esclerotia. Quando o fungo ataca a planta, ela fica coberta por lesões escurecidas. A haste então começa a murchar e a planta morre. Inicialmente, o fungo afeta um ou dois girassóis em uma área, mas ele pode se espalhar rapidamente para plantas próximas, já que o fungo penetra no solo e é absorvido pelas raízes alheias. Ele pode sobreviver no solo por vários anos sem entrar em qualquer planta hospedeira.

Ciclo do fungo

O fungo se assemelha a um broto de pequenos cogumelos quando vivem dentro da terra e se desenvolve em climas temperados e úmidos. Estes ''pequenos cogumelos'' produzem centenas de esporos que são lançados no ar, podendo ser levados pelo vento por mais de 1,5 km, onde atingem novo solo para se desenvolver. Eles geralmente invadem primeiro o tecido murcho ou doentes da planta, para depois invadir a parte saudável do girassol.

Tratamento

Uma das melhores maneiras de se deter o fungo que causa o mofo branco é não permitir que os girassóis sejam plantados muito próximos. Isso evitará que o fungo se espalhe, caso uma planta fique infectada. Além disso o cuidado e a prevenção para que não fique encharcado pode reduzir o risco desta doença. Se uma planta começa a mostrar sinais de mofo branco, ela deve ser retirado do jardim e descartada. O solo onde a planta estava plantada deve então ser cavada e retirada, já que o fungo pode vier no solo por longos períodos de tempo. A semeadura regular pode também ajudar a prevenir a doença, porque muitas sementes servem como plantas hospedeiras e podem espalhar o fungo aos girassóis.

eHow Brasil
×