×
Loading ...

Maneiras para limpar o estofado de vinil de um barco

A limpeza do estofado de vinil é vital para a manutenção da boa condição do barco. Consistência e regularidade são os fatores mais importantes na limpeza de estofados do barco, pois estão expostos a elementos agressivos -- sal, vento, sujeira e água. Como esse material é poroso, ele recolhe tudo o que é exposto a ele, e, portanto, precisa ser limpo regularmente.

Um barco precisa ser limpo regularmente (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O básico da limpeza

Limpar o estofado de vinil regularmente é uma obrigação. O local de armazenamento e quanto o barco é usado determina a frequência que os estofados devem ser limpos. Por exemplo, se utilizá-lo todo fim de semana, os estofados devem ser limpos pelo menos uma vez por mês. Se usá-lo duas vezes por mês, a limpeza deve ser feita a cada seis semanas, dizem os especialistas do Lakeside Marine em Ohio. Se o barco ficar na água, será preciso limpar o estofamento toda vez que for no barco.

Água e detergente fazem a melhor solução de limpeza, dizem os especialistas. Isso remove quaisquer óleos ou gordura que estejam no estofado. Essa solução é suave e não rachará o material. É indicado usar uma escova de cerdas para esfregar, e enxague com água de uma mangueira e seque com uma toalha.

Se bolor, mofo, ou manchas de folhas estiverem no estofado, faça uma mistura de 1 colher de sopa de amônia, 1/4 de xícara de peróxido de hidrogênio e 3/4 de xícara de água. Passe no material, enxague com água de uma mangueira e seque com uma toalha.

Se quiser limpar o estofado com um produto profissional, use apenas produtos de limpeza de objetos marítimos. Se utilizar produtos automotivos ou de limpeza caseira, você pode danificá-lo. Esse material contém "tratamento ultravioleta resistente, inibidores de manchas e plastificantes (para flexibilidade)" que serão afetados se um produto agressivo for usado, alertam os especialistas do Lakeside Marine.

Loading...

Métodos de prevenção

Cubra os assentos e estofados quando for guardar o barco. Se o sol bater no material por um período longo, o material rachará e envelhecerá rapidamente. Como o vinil é muito poroso, ele ficará manchado se não for limpo regularmente. O óleo de banhistas é um grande responsável por manchas, de acordo com o Lakeside Marine. É possível evitar essas manchas, colocando uma toalha entre os bancos e os banhistas cobertos de loção.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...