×
Loading ...

Maneiras para ressuscitar pilhas inoperantes

Alguns tipos de pilhas podem ser ressuscitadas caso acabem, como baterias recarregáveis níquel-cádmio ou níquel metal hídrico. Pilhas recarregáveis com base de lítio normalmente precisam ser descartadas uma vez que não conseguem mais manter a carga, enquanto que pilhas alcalinas não recarregáveis são eliminadas quando acabam. Pilhas de níquel podem aparentar que não funcionam mais caso não sejam regularmente descarregadas, ou são recarregadas quando apenas uma parte da bateria já foi usada. Entretanto, em muitos casos você poderá facilmente ressuscitar suas pilhas.

Instruções

Sua bateria pode parecer que acabou, porém você pode ressuscitá-la (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Coloque suas baterias acabadas em um aparelho recarregador. Ligue o carregador. Espere até que o aparelho indique que a bateria está completamente carregada. Para começar a ressuscitar a pilha, é necessário carregá-la o máximo possível, mesmo que você ache que a bateria não pode segurar a carga.

    Loading...
  2. Desligue o carregador e remova a pilha do aparelho. Insira as pilhas em um aparelho.

  3. Ligue o aparelho, mas certifique-se de que esteja configurado para utilizar a menor quantidade de energia; você precisa fazer uma descarga lenta para ressuscitar sua bateria. Se seu aparelho possuir um motor, como um furador, configure-o para o modo mais lento. Caso seja um celular ou outro aparelho que não possua partes móveis, altere a configuração na tela e deixe apenas um ou dois aplicativos funcionando.

  4. Deixe o aparelho funcionar até parar, não demorará muito tempo, uma vez que sua bateria não está funcionando muito bem. Caso o aparelho possua um motor, deixe-o ligado. Se o dispositivo possui um aplicativo, ele deve se desligar automaticamente quando a bateria acabar.

  5. Remova a bateria do dispositivo. Espere dez minutos e substitua-a. É importante que seja removida e substituída, o que fará com que a bateria seja energizada, particularmente para dispositivos com aplicativos.

  6. Ligue seu dispositivo novamente. Você pode esperar que ele não funcione, mas funcionará. Aparelhos motorizados funcionam lentamente e por um período curto de tempo, dispositivos com aplicativos ligarão e você poderá abri-los por cerca de dez minutos ou mais antes que desliguem.

  7. Repita os Passos 5 e 6 até que o motor ou aparelho não ligue e remova a pilha. Sua bateria agora está completamente descarregada, porém os passos feitos ajudaram a ressuscitá-la. Durante o processo de descarga, os cristais de dentro da bateria foram quebrados e reduzidos de tamanho, processo similar quando uma bateria é nova. Quanto menores os cristais, mais a pilha é capaz de reter energia.

  8. Coloque sua bateria no carregador para completar o processo de ressuscitação. Ligue o carregador e espere mais tempo, até que a bateria fique totalmente carregada.

  9. Desligue o carregador quando o aparelho indicar que a bateria está cheia. Remova-a e coloque-a em um aparelho, note o aumento de força e tempo para descarregar novamente.

Loading...

O que você precisa

  • Recarregador de bateria

Referências

Loading ...
Loading ...