×
Loading ...

Como manter sua sogra longe do seu casamento

Seja por bem ou por mal, você não casa só com quem você ama – você casa com a família também. É preciso respeitar os laços familiares, já que existem há mais tempo do que o seu relacionamento. No entanto, para garantir uma boa convivência com os sogros, é preciso que haja respeito mútuo. Eles precisam aceitar o seu relacionamento com a sua esposa e você precisa aceitar o relacionamento dela com os pais. Depende somente de você e da sua esposa estabelecer limites aos parentes e garantir que eles sejam respeitados. É comum ver essa necessidade de impor limites aparecer por conta de dificuldades com uma sogra.

Instruções

Você e sua esposa devem entrar em um acordo sobre os limites em relação aos sogros (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)
  1. Decida junto à sua esposa quais são os limites apropriados. Pode ser preciso proibir visitas sem aviso ou limitá-las aos finais de semana e feriados. Também, é preciso decidir se, conforme a saúde da sua sogra vai se debilitado, ela deverá ficar com vocês ou na melhor casa de repouso que vocês puderem pagar. Um conselheiro ou terapeuta de casais pode ajudar a determinar os limites justos.

    Loading...
  2. Mantenha sua esposa feliz e satisfeita. Isso significa que você deve evitar dar pano para manga na hora de lidar com a sua sogra. Algumas sogras tendem a se intrometer na vida dos casais porque eles dão motivo para isso. Mantenha uma comunicação aberta com a sua esposa (sem incluir a sogra) sempre que alguma coisa deixá-lo insatisfeito no relacionamento.

  3. Identifique os motivos pelos quais sua sogra se preocupa. Pode ser carência, tristeza por perder o "bebê" dela, necessidade de atenção, a sensação de sentir-se desnecessária ou desvalorizada, por exemplo. Pode até parecer que a missão dela é acabar com o seu relacionamento, mas há outros motivos encobertos. Esforçar-se para entendê-los pode ajudar a deixar a situação mais diplomática para poder atender às necessidades dela sem que isso possa lhe atingir.

  4. Aja de forma superior e use experiências passadas para planejar suas atitudes nas próximas vezes que você encontrar sua sogra. Tente prever as táticas que ela pode abordar para irritar você e tenha respostas na ponta da língua, que sejam tanto apropriadas quanto eficazes. Respostas apropriadas mantêm a boa convivência e o respeito à mulher que trouxe sua amada ao mundo. Respostas eficazes evitam alimentar o ressentimento por trás de comportamentos ofensivos.

  5. Reforce os limites ao levantar essas questões se as ofensas dela continuarem. Expresse-se calmamente. Seja específico e lembre-se da sua tática. Diga a ela que, embora você esteja ciente de que ela tem boas intenções, é muito incômodo para você quando ela domina a cozinha durante as visitas — ou qualquer outra coisa que ela tenha o hábito de fazer.

  6. Sente-se com a sua esposa e envolva sua sogra em uma discussão séria se as ofensas não forem interrompidas. Discuta firmemente os limites estabelecidos, a base para eles e as consequências impostas caso ela não os respeite. Por exemplo, se ela continua ignorando suas regras em relação aos seus filhos, proíba que eles passem o fim de semana na casa dela. Sua sogra quer ser parte da sua vida, portanto, ela não colocará o lugar dela entre vocês em risco ao continuar desrespeitando sua união.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...