×
Loading ...

Materiais para estofados

Entre os materiais de estofados estão os que são feitos especialmente para o conforto e proteção, assim como as ferramentas industriais específicas para remover, anexar e trabalhar com os materiais. Muitas lojas de tecidos fornecem materiais de estofados. Essas ferramentas e tecidos também podem ser encontrados online.

Sofá estofado com botões adornados (sofa image by Clementina Cabral from Fotolia.com)

Espuma

A espuma para estofamento acrescenta amortecimento ao objeto que você está estofando. Ela varia em espessuras de 3 a 10 centímetros. A espuma de estofamento é vendida por peça ou metro e podem ser de célula aberta ou fechada. Outros fatores a serem considerados na escolha de espuma de estofamento são a compressão e densidade. A densidade é o mais importante, pois quanto maior a densidade da espuma de estofamento melhor a qualidade.

Loading...

Enchimento

O enchimento é um produto de algodão fino, poliéster ou material de feltro, usados para cobrir a espuma de estofamento. Ele acrescenta acolchoamento extra ao projeto e impede que fibras saiam da espuma estofamento para o tecido.

Tecido

O tecido de estofamento, muitas vezes, é mais grosso e largo do que o tecido usado para fazer roupas ou outros artesanatos. Quer seja o couro, algodão, seda, poliéster ou uma combinação de outros, a espessura extra do tecido de estofamento permite que resista a um desgaste maior do que outros tipos de tecido.

Ferramentas de estofamento

Como o tecido de estofamento, as ferramentas são frequentemente mais resistentes do que outras ferramentas usadas para um propósito semelhante. Elas incluem uma faca elétrica para cortar a espuma e uma tesoura afiada para cortar enchimentos e tecido. Você também vai precisar de um grampeador para estofados para prender o tecido e os enchimentos, bem como um removedor de grampos se você estiver reformando móveis. Máquinas de costura industriais para estofados que têm um pedal curto são úteis, mas você pode usar uma máquina de costura comum para costurar tecido de estofados, desde que você use uma agulha maior. As agulhas longas para estofados para costurar botões à mão para criar tufos também pode ser útil. Agulhas de 25 a 30 centímetros possuem ponta dupla que costuram para cima e para baixo, sem ter virá-la ao redor. Alfinetes para estofados podem ser tão longos quanto 9 centímetros para perfurar o tecido, enchimentos e espuma. Alfinetes em T para estofados são mais curtos e são mais frequentemente utilizados para fixar temporariamente tecidos pesados. O alicate para estofamento é outra ferramenta que é usada principalmente para colocar capas em assentos de carro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...