Que medicamentos usar para tratar ferimentos em gatos

••• Kitten image by RUZANNA ARUTYUNYAN from Fotolia.com

Gatos podem aparecer arranhados por causa de brigas ou de sua curiosidade. Se o corte não for profundo e não necessita de sutura, você pode cuidar de seu gatinho em casa com algumas noções básicas sobre seu armário de remédios.

Limpando o ferimento

Ao lidar com uma ferida fresca, corte o pelo em torno dela. Isso facilitará seu trabalho e manterá os pelos longe do corte. Umedeça um pano ou gaze e limpe a área ao redor do ferimento. Lave o machucado com água morna. Se você conseguir, ponha seu gato sob uma torneira com água corrente. Se não, coloque-o na banheira e lave a ferida, enchendo um copo com água morna e despejando sobre ela. Fale com seu gato em um tom calmo e suave, nunca o repreendendo.

Se o corte for mais velho e já tiver formado casca, limpe-o com um cotonete embebido em água oxigenada diluída em água. A relação deve ser uma parte de peróxido de hidrogênio para cinco partes de água. Depois de ter aplicado a mistura, lave a ferida com água morna e seque delicadamente.

Aplicando medicamentos

Para ambos, cães e gatos, uma pomada antibiótica de tripla ação de venda livre funciona bem, impedindo a ferida de secar ou infeccionar. Antes de aplicá-la, lave as mãos com água morna e sabão. Passe a pomada antibiótica de duas a quatro vezes por dia. Se o ferimento de seu gato estiver enfaixado, mude o curativo a cada vez que você fizer a aplicação da pomada.

Considerações

Não aplique água oxigenada se o corte for nas orelhas do animal, ou se for muito profundo, precisando de pontos. O peróxido de hidrogênio é realmente bom em matar bactérias e impedir que um ferimento infeccione, mas também destrói tecidos saudáveis ​​e pode danificar o tímpano de seu gato se aplicado no interior do ouvido.

Se você estiver em dúvida sobre como tratar o corte de seu gato, consulte um veterinário.

Mais recentes

×