×
Loading ...

Como medir uma broca de furadeira

O tamanho da maioria das brocas são marcadas no eixo delas. Não é incomum, no entanto, que este indicador seja desgastado com o uso. As próprias brocas também podem ser gastas conforme são usadas, alterando o seu tamanho. Nem sempre é necessário usar uma broca milimetricamente precisa, mas pode ser necessário de vez em quando, dependendo do projeto.

Instruções

Brocas de furadeira comuns (drill image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  1. Segure a broca pelo eixo de modo que a ponta dela fique virada para cima. Segure com os dedos para que possa girá-la facilmente.

    Loading...
  2. Abra as garras do paquímetro de forma que elas fiquem mais largas do que a broca. Insira a ponta da broca entre as garras.

  3. Feche as garras do paquímetro, encostando na ponta da broca, suavemente. Gire a broca com os dedos. Não aplique pressão com o paquímetro; deixe-o levemente aberto conforme a broca é girada para poder localizar o ponto mais largo da mesma.

  4. Aplique uma leve pressão para fechar as garras no ponto mais largo da circunferência da broca. As garras podem se abrir um pouco mais do que a dimensão real da broca, ao girá-la.

  5. Registre a leitura do paquímetro. Este é o tamanho final do furo que será produzido pela broca.

Loading...

Dicas

  • Se não for necessário tanta pressão, utilizar um medidor de broca é uma maneira fácil de determinar os tamanhos aproximados delas.

Aviso

  • Caso não tenha certeza se a broca é de tamanho métrico, fracionário ou numerado, pode ser difícil obter um tamanho exato com um medidor de broca, já que as diferenças podem ser mínimas.

O que você precisa

  • Brocas de perfuração
  • Paquímetro
Loading ...
Loading ...